UOL




São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Muita reflexão, pouca ação

SÃO PAULO - Por mais birra que eu tenha de formulações teóricas para responder a problemas concretos, sou obrigado a reconhecer que Tarso Genro, falando mais como petista do que como secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, tem razão em pelo menos um ponto.
Trata-se da resposta ao crescente desconforto de muito petista de carteirinha e de coração com uma política econômica absolutamente igual à do governo anterior, que era tão criticada pelo PT.
Tarso lembra que a esquerda não tem no seu acervo uma experiência anterior de transição de um modelo para outro que não fosse de ruptura radical.
O que estaria em curso, na visão de Tarso, que suponho seja a do governo em geral, "é um processo de acumulação para produzir uma transição ordenada do modelo neoliberal para outro modelo".
No fundo, o que o comando do PT teme é dar razão à profecia de seus opositores, segundo a qual o partido não conseguiria fazer a transição sem produzir anarquia econômica.
Até agora não houve anarquia, mas tampouco houve transição.
Quando ela começa? Essa resposta ninguém vai arrancar dos petistas nem sob tortura.
O que, sim, dá para adiantar -porque confirmado por mais de uma fonte palaciana-, é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer mais concordar com aumentos de juros. Se e quando chegar o momento de dizer não nesse capítulo, aí, sim, estará começando a transição para um plano B, que ninguém ainda apresentou ao presidente.
"Não há nenhuma comissão de plano B", ironiza Tarso. Completa: "O que há é uma reflexão permanente para criar condições para reduzir os juros e estimular o crescimento da economia".
Então tá. Mas é preciso saber quando a "reflexão" deixa de ser permanente e vira ação.


Texto Anterior: Editoriais: GUERRA SEM FIM

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Poder dissuasório
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.