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EMERGÊNCIA NO AR
Desde meados do ano passado se
cogita uma reestruturação do setor
de aviação civil, com apoio do governo, em especial do BNDES. Até agora, no entanto, o impasse apenas se
acentuou, fruto da retórica oficial e de
uma guerra de bastidores entre as
principais empresas aéreas do país.
Um passo adicional nessa mistura
de crise setorial e conflagração empresarial foi a publicação de uma reportagem, pela revista "Veja", ressaltando as dívidas da Vasp (mais de R$
3,2 bilhões, dos quais R$ 2,1 bilhões
com o próprio setor público).
A rigor, não se trata de um problema restrito a essa empresa aérea. Outras do setor já estiveram em situação
talvez até pior. Apostaram, com aparente sucesso, na letargia do governo
e na indústria das indenizações.
Na prática, a liberalização do transporte aéreo no Brasil tem produzido
uma concorrência predatória, sem
que sejam enfrentados problemas
crônicos do setor, entre os quais há
quem inclua várias formas de corrupção, típicas de um sistema cartorial.
O artigo 187 do Código Brasileiro de
Aeronáutica veda a concordata de
empresas que atuam no setor.
Recentemente o BNDES anunciou
disposição de financiar a reestruturação de alguns setores. A aviação pode
ser um deles, mas o risco é o de a sociedade se vir obrigada a arcar com a
socialização de prejuízos acumulados por incúria e até por má-fé.
De outro lado, é também evidente
que, se o governo tornar-se presa da
concorrência predatória entre as empresas do setor, o prejuízo ao longo
do tempo tende a ser cada vez maior.
Como já se observou em outros casos, o governo foi mais rápido na privatização e na abertura ao capital estrangeiro do que na reestruturação e
saneamento do setor. Se agora é inútil lamentar o leite derramado, uma
ação estratégica é inadiável.
Difícil é saber o que significa uma
"ação estratégica". Difícil, mas não
impossível, se com legitimidade e
transparência o governo buscar soluções que atendam ao interesse do
consumidor. E que não se poupem
os responsáveis por desvios de gestão
ou por concorrência predatória.
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