UOL




São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O PT e a bicicleta ergométrica

SÃO PAULO - Não foi apenas a economia brasileira que se transformou em uma bicicleta ergométrica, que pedala, pedala, mas não sai do lugar, na imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O próprio governo do PT é uma gigantesca bicicleta ergométrica, capaz de dar muitas batalhas, mas nenhuma delas épica. A batalha dos juros, por exemplo, produziu um "herói" para o PL, o vice-presidente José Alencar, e nada mais. Todo mundo sabe que a redução dos juros é apenas um primeiro e tímido passo para que a economia possa sair do lugar, mas, mesmo assim, o governo pedala, pedala, pedala e não consegue dar nem o primeiro passo.
O que dizer dos outros?
A batalha das reformas produziu dois textos que todo mundo sabe que nem resolvem definitivamente o ordenamento das contas públicas, nem são capazes de produzir um tiquinho que seja de justiça social, bem ao contrário. No entanto o PT consome as suas energias pedalando a bicicleta das reformas.
O "Fome Zero" e todos os programas sociais tampouco saem do lugar, como se reconhece até nos melhores gabinetes do Palácio do Planalto, quando seus ocupantes se animam a dizer o que de fato pensam.
O governo ganhou, de fato, a batalha da montagem de uma base parlamentar ampla e supostamente sólida, de que se gaba, dia sim, o outro também, o ministro José Dirceu.
Quem forma a base? Os mesmos partidos que estão no poder há 500 anos -exceção feita ao próprio PT- e jogaram o país na "maior crise de sua história", para usar expressão que constava do livreto de campanha de Fernando Henrique Cardoso, em 1994, e que o PT repetiu na campanha de 2002.
Não obstante FHC e Lula aliaram-se aos mesmos que ou ajudaram a jogar o país na crise ou foram incompetentes para dela tirá-lo. Ou, para voltar à imagem do presidente, aliaram-se aos pedaladores da bicicleta ergométrica.
O que comemorar, então?



Texto Anterior: Editoriais: UNIVERSIDADE E JUSTIÇA

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Intrigas e convicções
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.