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EDITORIAIS
ATRASO DIGITAL
Enquanto boa parte do debate
sobre o modelo de política econômica gira em torno das metas inflacionárias, aumenta o número de
desatinos produzidos pelo ajuste fiscal acordado com o FMI. O congelamento de verbas do Fust, obviamente um resultado da obsessão por superávits primários, é um caso em que
fica notória a subordinação de objetivos estratégicos, de longo prazo, à
lógica de curto prazo ditada pelos
humores dos mercados financeiros.
A timidez, senão frustração das políticas de inclusão digital são parte de
uma história maior, marcada sobretudo pela disposição do governo e da
Anatel a transigir na regulação do setor de telecomunicações.
O governo federal camufla e tergiversa, operando no Congresso com
medidas de remanejamento de verbas sem que haja qualquer avanço na
execução do gasto previsto. Vai-se
assim para o segundo ano de desperdício de recursos do Fust, verbas que
deveriam ter uma destinação social.
A universalização do acesso às telecomunicações, em especial a criação
de condições para a conexão de setores de baixa renda, é vista internacionalmente como política estratégica.
Mas não se trata apenas de conectar os mais pobres. Trata-se de oferecer por meio dessas tecnologias novas oportunidades de geração de emprego e renda, reduzindo a pobreza e
criando novos mercados. Sem esquecer dos aspectos ligados à capacitação. A lei do Fust prevê que 18%
dos recursos do fundo devem ser
aplicados em educação.
A política econômica de curto prazo, de corte recessivo, novamente é
implementada sem critério. Metas
quantitativas prevalecem sobre um
exame detalhado da qualidade do
gasto público, em especial dos seus
efeitos de longo prazo.
Num momento em que os setores
de telecomunicações e informática
perderam dinamismo nos países
mais desenvolvidos, abrir mão de investimentos é uma garantia de que o
país continuará sofrendo de um crônico atraso digital.
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