São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Notícias bandeirantes

SÃO PAULO - Tucanos não costumam levar muito a sério tolices como a distinção entre esquerda e direita. Coisa velha, de gente ultrapassada, geralmente de esquerda. Iluministas que são, não consta tampouco que acreditem em fantasmas e quetais.
Quem, no entanto, tirar o olho da sucessão nacional para espiar São Paulo verá que Freddy Krueger, aquele do pesadelo, o que vai mas fica, continua entre nós: Paulo Maluf estaria bem próximo de vencer a eleição no primeiro turno se o "povo de São Paulo", como ele gosta de dizer, fosse cumprir hoje com o dever cívico.
Há um detalhe que torna o favoritismo da velha direita ultrapassada em São Paulo ainda mais curioso. Maluf tem hoje 43% das preferências do eleitorado. O mesmo Datafolha nos mostra, porém, que, entre os simpatizantes do PSDB de Geraldinho Alckmin, o ex-prefeito do PPB tem... 72% das intenções de voto!
Descontem-se a ignorância e a criatividade populares. Muita gente vai cravar de boa fé Maluf aqui e Lula lá. E a maioria nem deve saber o que significa, afinal, o tal PSDB. Ainda assim e apesar de tudo, 72% é de lascar.
A velha direita ultrapassada também lidera a corrida ao Senado. Romeu Tuma, o xerife notório, tem 55% das preferências. Seu partido, o PFL, fecha com Alckmin em São Paulo. E Alckmin, fecha com quem? -essa é a pergunta que os iluminados com plumas deveriam se fazer a sério.
A linha que separa os discursos de Alckmin e Maluf sobre segurança é cada vez mais tênue. O ex-herdeiro de Covas, hoje "gerente" de São Paulo e fiel escudeiro do tucanato pós-ideológico, age como aprendiz do bangue-bangue malufista. A campanha, previsível como será, o empurrará fatalmente para extremos de truculência retórica -ou coisa pior.
O que se anuncia, na melhor das hipóteses, é um desfecho farsesco para a tragédia que quase se consumou em 98, quando FHC, na cara de Covas, posava sorridente abraçado em outdoors com o inimigo. Ontem, como hoje, tem muito tucano chamando urubu de meu louro.


Texto Anterior: Editoriais: PLANO CONTRA A AIDS


Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Decisão antes do segundo turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.