São Paulo, terça-feira, 08 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOTO DE PROTESTO

Uma das muitas surpresas deste pleito foi a expressiva votação obtida no Estado de São Paulo por Enéas Ferreira Carneiro, candidato a deputado federal pelo Prona. Com pouco mais de 1,5 milhão de sufrágios, obteve 8% dos votos válidos para deputado federal, quase o triplo da contagem alcançada pelo segundo colocado, José Dirceu, o presidente nacional do PT.
A primeira constatação é a de que Enéas aglutina votos de protesto. Boa parte de seus eleitores está mais interessada em sua figura, folclórica e histriônica, do que nas propostas propriamente ditas, que existem e são ultraconservadoras. Além do discurso da autoridade e da competência, Enéas defende a construção da bomba atômica, entre outras teses de extremismo nacionalista.
Um outro problema colocado por sua eleição diz respeito ao sistema proporcional para a escolha de deputados. Enéas recebeu tantos votos que dará ao seu Prona, o Partido da Reedificação da Ordem Nacional, uma bancada de seis deputados, de acordo com as projeções. Quatro deles irão à capital federal representar os paulistas tendo recebido menos de mil votos cada um.
Em que pesem todos esses problemas, é da essência da democracia dar abrigo a agremiações como o Prona, que existem em muitos países democráticos, experimentando graus variáveis de sucesso. No fundo, as teses de Enéas não estão tão distantes das da Frente Nacional, de Jean-Marie Le Pen, na França, ou das de outros partidos da extrema direita européia.
Esses grupos, apesar de por vezes flertarem com idéias contrárias à democracia, devem, dentro de certos limites, ser tolerados pelo sistema democrático, que, ao dar vazão e representação a teses consideradas esdrúxulas, canaliza as energias dos grupos que as defendem para a militância partidária, evitando assim que se lancem em aventuras.
Uma das maiores virtudes da democracia é a sua capacidade de tolerar a diferença.


Texto Anterior: Editoriais: CÂMBIO IMPREVISÍVEL
Próximo Texto: Editoriais: FILA DE TRANSPLANTES

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.