São Paulo, sexta-feira, 08 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Confiança zero

SÃO PAULO - O Fórum Econômico Mundial divulga hoje assustadora pesquisa feita com 36 mil pessoas de 47 países (do Brasil inclusive): a confiança nas instituições democráticas, nas grandes corporações e na mídia caiu para um nível crítico.
Para quem não lembra, o Fórum Econômico Mundial é uma ONG com status de consultora das Nações Unidas, que, em todo janeiro, faz seu encontro anual em Davos, nos Alpes suíços, reunindo a elite dos governos, das academias e dos negócios no planeta (com pequena participação de organizações da sociedade civil).
A pergunta da pesquisa, feita pelo Gallup International e pela Environics igualmente International, era simples: listava 17 instituições e queria saber qual delas operava "no melhor interesse da sociedade".
"No mundo todo, a principal instituição democrática de cada país (isto é, o Parlamento, o Congresso etc.) é a menos confiável das 17 instituições testadas", diz o relatório.
Dois terços dos pesquisados discordam de que seu país seja "governado pelo desejo do povo".
Mídia e sindicatos gozam de tanta confiança (ou desconfiança) quanto os governos nacionais (em sua maioria, eleitos democraticamente).
Quem se sai bem na pesquisa? As Forças Armadas ficam em primeiro lugar (o que é explicado pelo seu papel na luta contra o terrorismo, o que as catapultou a esse posto). Depois vêm as ONGs (organizações não-governamentais), mais ou menos empatadas com as Nações Unidas.
De alguma forma, dá para dizer que o público está crescentemente tendendo a confiar em si próprio (se assim se pode traduzir o prestígio das ONGs) em vez de delegar confiança a seus representantes eleitos, como seria o normal na democracia.
Está aí um bom aviso para Luiz Inácio Lula da Silva e para o PT: a confiança se dá pelo voto, mas pode ser tirada facilmente depois se persistir a sensação de que o governo não é exercido em nome do tal de povo.


Texto Anterior: Editoriais: LUTO FORÇADO

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Coitado do Lula!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.