São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um galo na encruzilhada

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Mesmo não sendo otimista, estava mais ou menos confiante na possibilidade do pentacampeonato mundial de futebol. Achava que, apesar dos tropeços e confusões, que sempre antecederam nossa participação na Copa do Mundo, na hora H as coisas se arrumariam e traríamos o caneco (não sei se ainda chamam a copa de caneco, mas deixa pra lá).
Com a contratação de Zico para a coordenação técnica da seleção já começo a temer e a tremer. Nada contra o craque em si. Zico tem escalação garantida em qualquer seleção dos dez maiores jogadores de todos os tempos. Digo isso na minha condição de não-flamenguista, sempre vi o galinho jogando contra o meu time nos campeonatos locais.
Agora, que ele não é homem de sorte -como é Zagallo-, parece também uma verdade transcendental. Disputou três copas, na Argentina, na Espanha e no México, não se sagrou campeão em nenhuma delas. Perdeu um pênalti naquela dolorosa decisão -ele que foi o maior cobrador de faltas do futebol brasileiro. Sua passagem pela Secretaria de Esportes no governo Collor foi amargurada, não por culpa dele, mas do destino.
Daí meu arrepio na espinha quando soube que ele fará dupla com Zagallo. Sou supersticioso no trivial variado da vida e, nos grandes momentos, sou supersticiosíssimo. Acho que não se deve brincar com essas coisas. Dispenso-me de citar exemplos, mas acho que cada um tem uma crônica própria a respeito.
Acresce que a onda contra Zagallo também é antiga e estúpida. Começou em 70, quando João Saldanha saiu atirando contra ele e levou parte da imprensa comprometida com a "causa" a achar que Zagallo seria uma espécie de testa-de-ferro do general Médici, que além de presidente da República queria escalar a seleção.
Torcerei duplamente em junho: para que tudo dê certo na França e para que eu esteja (mais uma vez) errado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.