São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Os ajustes de Ciro

BRASÍLIA - É raro encontrar um assessor ou político ligado a Ciro Gomes que não diga que o candidato do PPS já fez todas as autocríticas necessárias sobre os erros táticos cometidos nas últimas semanas.
Ciro estaria agora preparado para esperar mais antes de reagir ao que classifica como ataques a sua candidatura. No sábado, dentro do avião a caminho de Santa Catarina, leu uma reportagem sobre uma suposta e iminente deserção de Jorge Bornhausen. Ao chegar ao Estado, foi recebido pelo presidente do PFL e não passou recibo. Fez campanha normalmente.
É possível que Ciro esteja entrando em uma fase mais comedida com relação a declarações polêmicas. Mas é necessário aguardar e verificar se isso se cumpre na prática. Em períodos recentes, promessas de calmaria no QG cirista foram seguidas de frases desastrosas do candidato, como aquela sobre o papel de sua mulher, Patrícia Pillar, na campanha.
Hoje, o alto comando de Ciro, ele incluso, estará em São Paulo para discutir o que fazer na reta final. Bornhausen, o deputado Walfrido Mares Guia (PTB-MG) e o presidente nacional do PPS, senador Roberto Freire, devem estar presentes. Há um certo consenso sobre ser necessário "bater em José Serra" e no governo FHC. Há divergências, entretanto, a respeito de como devem ser os ataques.
ACM defende "colar a corrupção no governo de Fernando Henrique", como tem dito para Ciro -inclusive ontem, em uma reunião que ambos tiveram no Rio. Roberto Freire é contra baixar o nível dos ataques. Até por essa razão, ACM deve evitar estar presente hoje na reunião da direção da campanha em São Paulo.
Ciro tem pouco tempo para somar os palpites, calcular a média, aplicar a estratégia e reverter o revés atual de sua campanha. Com tanta gente dando opinião, será um trabalho difícil para o candidato do PPS.


Texto Anterior: São Paulo - Vinicius Torres Freire: 11 de setembro foi ontem
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Desfiles de ontem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.