UOL




São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

As vergonhas de antes e de agora

SÃO PAULO - Informa o "Painel" desta Folha que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não queria encontrar-se com Fernando Collor de Mello durante o enterro do deputado José Carlos Martinez para não deixar escancarado o fato de que uma boa parte da "tropa de choque" collorida é hoje integrante da base do governo Lula.
Eu tenho imensa curiosidade em saber se o presidente adotaria idêntico comportamento em relação a uma hipotética foto ao lado (ou perto) da senadora Heloísa Helena (AL), da deputada Luciana Genro (RS) ou de qualquer outro(a) dos mal chamados radicais do PT.
Não creio, a menos que Lula tenha mudado muito mais do que dá a entender o seu governo. Pode-se achar o que quiser das idéias e propostas da esquerda petista. Loucos, incendiários, o diabo.
Mas idéias, por malucas que alguns possam considerá-las, não envergonham ninguém. Ao contrário: é precisamente o debate democrático de idéias que faz crescer um partido, um governo, um país.
O que envergonha são atitudes, comportamentos, no governo ou no setor privado. Nesse capítulo, Heloísa Helena ou Luciana Genro ou qualquer outro dos "radicais" agora sob processo no PT não têm de que se envergonhar -até onde se sabe.
Já dos atuais companheiros de viagem do presidente é difícil afirmar o mesmo, a julgar pelo que o próprio Lula e todos os seus íntimos disseram a respeito da "tropa de choque" collorida. Não foi uma, nem duas, nem três vezes. Passaram anos desancando essa turma -não apenas do ponto de vista ideológico mas também ético.
Diz muito sobre o governo o fato de que seu chefe e seus aliados mais próximos jamais se envergonharam de posar para fotos com as helenas e lucianas, mas se escondem agora de seus neo-aliados.


Texto Anterior: Editoriais: O RISCO SCHWARZENEGGER

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Os dispensáveis, parte 2
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.