UOL




São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O MERGULHO DA ÁGUIA

Os indicadores econômicos norte-americanos continuam piorando, produzindo um cenário de declínio justamente quando o governo dos EUA está em vias de reafirmar seu poderio global.
Em fevereiro, foram fechados postos de trabalho nos Estados Unidos com uma intensidade que não se via desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Na véspera de uma guerra que parece cada vez mais inevitável, o desemprego voltou a subir.
A fragilidade da economia norte-americana tem pelo menos um reflexo imediato na ordem global: a desvalorização do dólar frente ao euro.
O fenômeno foi acentuado nos últimos dias, depois de John Snow, secretário do Tesouro, ter declarado que não está "particularmente preocupado" com a queda do dólar.
Como em qualquer economia, a desvalorização cambial aumenta os riscos de inflação. A resposta mais comum dos bancos centrais é elevar as taxas de juros. Se isso ocorrer, será difícil evitar o mergulho da economia norte-americana na recessão.
Nos últimos 12 meses, a desvalorização do dólar frente ao euro é de 20% (11% com relação ao iene).
Há outros sinais preocupantes. O setor de serviços, que responde por 80% da atividade nos EUA, também passa por uma desaceleração.
A incerteza gerada pelo clima de guerra iminente e pelas ameaças terroristas prejudicam de modo direto as atividades comerciais.
O setor imobiliário também preocupa, especialmente depois que o presidente do banco central dos EUA, Alan Greenspan, afirmou que a "bolha" de construção e venda de casas perderá fôlego ao longo de 2003. Em janeiro, o consumo dos norte-americanos teve retração pela primeira vez em quatro meses. E a atividade industrial perdeu ritmo.
A imagem de uma águia mergulhando parece hoje adequada para descrever tanto a ofensiva militar quanto o número crescente de indicadores que apontam para o declínio da maior economia do planeta.


Texto Anterior: Editoriais: MAU COMEÇO
Próximo Texto: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Macumbas e o vôo da galinha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.