UOL




São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESENCANTO MEXICANO

Vicente Fox foi o principal derrotado nas eleições mexicanas de domingo, nas quais estiveram em disputa as 500 cadeiras da Câmara dos Deputados, o governo de 6 dos 31 Estados e diversas prefeituras.
O PAN (Partido da Ação Nacional), legenda de centro-direita à qual o presidente pertence, teve seu espaço na Câmara reduzido. O PRI (Partido Revolucionário Institucional), que governou o México por 71 anos até perder para Fox em 2000, não apenas viu crescer sua bancada -que já era a maior- como elegeu quatro governadores. O PRD (Partido da Revolução Democrática), sigla de centro-esquerda que é a terceira força legislativa, registrou o maior crescimento em termos proporcionais. Liderança do PRD, o prefeito da Cidade do México, Andrés Manuel López Obrador, fortaleceu-se como pré-candidato à Presidência em 2006.
Fox elegeu-se prometendo crescimento econômico de 7% e a criação de 1 milhão de empregos por ano, além de reformas -fiscal, trabalhista e do setor elétrico- que serviriam para aumentar a capacidade de investimento do governo. Perto de concluir a metade de seu mandato, tem para apresentar uma economia que, na esteira da crise norte-americana, permanece praticamente paralisada.
Quanto às reformas, o presidente jamais conseguiu reunir base parlamentar suficiente para aprová-las. Nas eleições de domingo, pela terceira vez consecutiva, nenhum partido obteve maioria absoluta na Câmara -para analistas, tal resultado pode contribuir para prolongar a paralisia legislativa do governo Fox.
Além da desaprovação ao presidente, o eleitorado manifestou desencanto com os políticos de maneira geral. A abstenção, de 59%, foi a maior da história do país. Além desse "silêncio", como definiu o próprio Fox, fica como alerta emitido pela votação o fortalecimento do PRI, cujas práticas clientelistas e autoritárias estão longe de desaparecer.



Texto Anterior: Editoriais: MUNDO OBESO
Próximo Texto: Lisboa - Clóvis Rossi: A diáspora e o medo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.