São Paulo, sábado, 11 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Reforços

BRASÍLIA - É sintomático o reforço processado na equipe de José Serra. Sinal de que as coisas não andavam bem quando o pré-candidato tucano dizia que tudo estava excelente.
Nada estava bem. A candidatura de Serra derrapa diariamente. Anda de lado. Por essa razão, é relevante a iniciativa do tucano de convidar (ou aceitar?) a chegada de uma nova tropa para acompanhá-lo.
Fazem parte dos reforços os publicitários Nizan Guanaes e Rui Rodrigues (os que elegeram e reelegeram FHC), Milton Seligman (que já trabalhou em várias posições do governo federal) e Bya Aidar (responsável pelos eventos públicos de campanhas passadas do atual presidente da República). São profissionais da maior qualidade. No que depender de equipe, Serra tem ao seu lado o que há de melhor na praça.
O ponto de interrogação para o tucano é se ele conseguirá romper a maré ruim. Há algumas semanas, Serra sofre com pesquisas desfavoráveis, reportagens desconfortáveis e uma celeuma sem fim sobre quem será seu companheiro de chapa como candidato a vice-presidente.
Toda vez que um político tem de se explicar, a situação não é ideal. Serra tem-se explicado muito ultimamente. Seu principal adversário, Lula, atravessa um mar de tranquilidade. É o pior contraste possível.
A nova equipe do senador tem um desafio. Convencê-lo a fazer os ajustes necessários. O mais óbvio é tentar gerar um fato positivo com ampla repercussão nacional.
Fala-se em duas coisas dentro do PSDB. Pela ordem, primeiro fechar de uma vez o nome do vice. Em seguida, ampliar a aliança partidária, de preferência "roubando" o PTB de Ciro Gomes.
Não é fácil. Por várias razões. A principal é a sensação de fragilidade eleitoral do candidato governista. Tudo indica que Serra terá de provar que terá músculos para sair da atual maré de azar. Só depois conseguirá mais apoios. Não será fácil.


Texto Anterior: Madri - Clóvis Rossi: Patos e patos mancos
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Sayonara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.