São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002 |
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TENDÊNCIAS/DEBATES A volta da interdependência
MARCOS GALVÃO
Ao defender tal posição em alguns encontros acadêmicos, ouvi o contra-argumento de que a discussão conceitual é irrelevante, pois existe uma globalização real com a qual temos de lidar. Não me convenço dessa irrelevância. Aproveitando o estado de espírito criado pelas dificuldades e incongruências na economia mundial e pelos desdobramentos dos atentados de 11 de setembro, volto a sustentar que podemos perfeitamente viver sem a palavra globalização. Estaremos melhor sem ela. E não será preciso inventar nenhum neologismo para substituí-la. Bastará voltar um pouco atrás no tempo e resgatar o conceito que marcou uma outra era, mas se referia, basicamente, aos mesmos processos descritos pela palavra da moda contemporânea. Sai a globalização, volta a interdependência. Que temos a ganhar com essa troca? Muita coisa. Diferentemente da globalização, interdependência sugere mutualidade e sujeitos definidos, que "dependem" uns dos outros e agem de modo próprio, embora afetados pelos demais. Há relações de mão dupla. A interdependência (expressão, diz-se, cunhada por Robert Cooper em 1968) nasceu e ganhou corpo quando os países desenvolvidos se viram obrigados a tomar consciência de sua vulnerabilidade e da integração de seus destinos aos do resto da humanidade -Guerra do Vietnã, crises do petróleo, ameaças ao meio ambiente. Já o termo globalização surge nos anos 90, quando o "centro" passa a se sentir invulnerável (antes dos ataques de 11/9) e hegemônico. A globalização aparece, assim, como algo que flui do centro para a periferia e sugere inevitabilidade e ajustamento passivo. A interdependência, por sua vez, espelha o reconhecimento pelas sociedades mais prósperas -tardio e cíclico, infelizmente- de que Norte e Sul dividem um mesmo espaço e se influenciam mutuamente, embora não simetricamente. O defeito maior do conceito da interdependência, aliás, reside justamente no fato de que o prefixo "inter" pareceria indicar uma simetria não correspondente à realidade. Existem, é claro, abissais diferenças em termos de capacidade de influência e resistência, de sensibilidade e vulnerabilidade a pressões e limitações externas. Dessas diferenças nascem relações de poder que são dados-chave da vida internacional. Robert Keohane e Joseph Nye resolveram esse dilema no clássico "Power and Interdependence" (1977). Assinalaram que interdependência significa reciprocidade, mas não necessariamente simetria, e propuseram a fórmula da "interdependência assimétrica" e, ainda, da "interdependência complexa", que considera a multiplicidade de atores e canais de comunicação entre as sociedades nacionais. De qualquer forma, com ou sem adjetivos, o conceito da interdependência parece mais útil e benéfico do que o da globalização -sobretudo, mas não somente, para os países em desenvolvimento. Sem desconhecer as grandes mudanças ocorridas desde os anos 60 e 70 do século 20, tratemos, pois, de resgatar a idéia da interdependência. Não apenas como elemento de discurso e ferramenta analítica mais atual do que nunca, mas também como postura diante de um mundo por cuja transformação o Brasil há muito se orgulha de lutar. Marcos Bezerra Abbott Galvão, 43, diplomata, mestre em relações internacionais e ex-professor do Instituto Rio Branco, é ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Washington. Escreve este artigo em caráter estritamente pessoal. Texto Anterior: TENDÊNCIAS/DEBATES Roberto Romano: Urnas eletrônicas, Abin e Unicamp Próximo Texto: Painel do Leitor Índice |
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