São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY
Dom Eugênio

RIO DE JANEIRO - Não aprecio a comemoração dos aniversários, nem o meu, nem o dos outros. Não há mérito em fazer anos. O aniversariante é quem devia comemorar os amigos e admiradores que o suportam.
Mas tudo muda quando certas personalidades atingem a respeitável marca dos 80 anos. Este ano, participei com entusiasmo das homenagens a Celso Furtado, um dos intelectuais mais lúcidos e corretos do Brasil contemporâneo. E agora é a vez de dom Eugênio Sales, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro.
Antes de mais nada, um homem que, ao fazer sua opção pela vida sacerdotal, compreendeu que tudo perderia o significado se não guardasse fidelidade à causa que abraçou. No caso de um católico, como de qualquer praticante de uma religião, essa fidelidade é a peça fundamental de sua integridade interior.
Dom Eugênio tem sido rotulado de conservador, etiqueta restritiva nos meios culturais. E utilizada como um palavrão na mídia contemporânea. O mesmo acontece com João Paulo 2º, com quem dom Eugênio é ligado pela mesma concepção do munus pastoral.
Dou o testemunho pessoal do muito que ficamos devendo à sua atuação nos subterrâneos da ditadura que recentemente atravessamos. Em silêncio, sem se curvar aos patrulhamentos ideológicos, sem cortejar os formadores de opinião, dom Eugênio foi peça importante na custódia de perseguidos pelo regime totalitário.
Ao se tornar sacerdote de uma religião, aceitou o corpo doutrinário ao qual livremente jurou servir. Não foi manipulado pelas circunstâncias ditadas pela moda.
Numa época em que tudo é medido pela popularidade, dom Eugênio dá o exemplo de que a opinião não deve ser produto do mercado. A causa que abraçou não pretende ser moderna. Seu compromisso é com os valores eternos da condição humana.


Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: PT do PSDB
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: Cardeal Eugênio Sales
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.