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Desserviço na educação
ENFRENTAR os enormes desafios que estão colocados para a educação nacional não
é tarefa fácil. Conciliar a necessidade de qualificação com recursos insuficientes, desequilíbrios
regionais e atrasos históricos
exige bom senso e perseverança.
Não é o caso da lei nº 11.684. A
norma, sancionada neste ano,
impõe a todas as escolas do país,
em todas as séries do ensino médio, a introdução das disciplinas
de sociologia e filosofia.
A julgar pelos primeiros resultados, a regra já está prestando
um desserviço. O governo paulista anunciou que diminuirá o número de aulas de história em
2009 para contemplar as novas
disciplinas, por impossibilidade
prática de aumentar a carga horária. Não é difícil imaginar que
efeitos negativos similares venham a reproduzir-se pelo país.
A alteração compulsória na
grade curricular soa estranha
quando problemas básicos ainda
não foram resolvidos. Reiterados
exames de avaliação mostram
que os estudantes ainda exibem
níveis sofríveis de conhecimento
elementar, em áreas como português e matemática.
Não espanta que as associações de classe sejam favoráveis à
medida, pois aí se abre um enorme campo de trabalho. Mas o fato é que não existe um corpo docente preparado para a tarefa.
Com soluções improvisadas,
abre-se margem para a introdução de manuais simplificadores,
quando não doutrinariamente
enviesados, que contrariam o objetivo pretendido: incentivar a
formação humanista e a capacidade crítica.
São fracas as justificativas do
autor da lei, o deputado Ribamar
Alves (PSB-MA). Ele afirmou
que o projeto trará algo mais à
formação do aluno, "para que ele
se torne um jovem questionador" e não fique à mercê de armadilhas, como as drogas. Para
tanto, seria importante, primeiramente, que todos dominassem
bem as habilidades de escrita,
leitura e cálculo. Esse deveria ser
o enfoque da educação básica.
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