São Paulo, sábado, 13 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orfandade

CLÓVIS ROSSI

SÃO PAULO - Transcrevo trechos de e-mails recebidos de leitores. Sei que não representam uma pesquisa confiável e que tampouco podem ser tidos como representativos da sociedade em geral. Mas, por outros e-mails, cartas, fax e conversas, tenho a sensação de que traduzem um pouco do estado d"alma de uma fatia do público.
O primeiro é de André Alves, comissário de bordo da Vasp, dispensado em janeiro. Diz que a empresa ficou lhe devendo três meses de salário.
Completa: "Nos últimos três meses, tenho vivido de um empréstimo de banco. Agora, o dinheiro chegou ao fim. Não tenho mais condições de cumprir meus compromissos. Mas, se o meu patrão não cumpre, se o governo que tinha como símbolo uma palma da mão com cinco dedos representando cinco itens, na primeira eleição, e na reeleição a bandeira do combate ao desemprego, também não cumpriu, por que eu, reles cidadão patriota, tenho que cumprir? Exatamente porque sou reles".
André Alves termina dizendo que sua manifestação "é parte de uma revolta que começa a massificar-se mais e mais, que não tem fim e, no caminho do fim, muito sangue vai correr das veias do poder".
Já Manoel Silva diz ter lido em uma revista semanal que a embaixatriz do Brasil em Roma declarou ter recebido uma verba de 3,5 milhões (não especifica de qual moeda) para a reforma do prédio da embaixada.
Pergunta Manoel: "Ela não se sente envergonhada de levar tanto dinheiro de um povo sofrido que não tem o direito de ter um salário mais justo?".
Repito: esse tipo de correspondência pode não retratar um estado de espírito generalizado. Mas reflete, com certeza, uma crescente sensação de orfandade de uma parte da sociedade e de uma parte até certo ponto privilegiada, a ponto de dispor de mecanismos como e-mail. Pergunto-me o que estará pensando a parte inferior da pirâmide social.


Texto Anterior: Editorial: ÁFRICA ESQUECIDA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Tucanos em chamas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.