São Paulo, sábado, 13 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos em chamas

FERNANDO RODRIGUES

BRASÍLIA - Calou fundo em parte da alta cúpula do PSDB o almoço reservado entre o ministro da Saúde, José Serra, e o líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira.
O almoço foi anteontem. Participou também Andrea Matarazzo, ministro palaciano e próximo a FHC.
Dois assuntos em pauta. Serra quer ser candidato a presidente da República em 2002. Inocêncio quer ser presidente da Câmara, cargo que será disputado em fevereiro de 2001.
Serra não jurou apoio a Inocêncio. Nem Inocêncio proclamou amor a Serra. Mas ambos se deram a entender que há muito jogo possível.
É a teoria dos três cargos e três partidos. O modelo do tripé político. O PSDB na Presidência da República. E PMDB e PFL se revezando nas presidências da Câmara e do Senado.
Isso atordoou alguns tucanos. A começar pelo líder do PSDB na Câmara, Aécio Neves -ele próprio um candidato a presidir a Casa.
Os tucanos falaram duro.
"Ninguém tira o PSDB da disputa. Se nós disputarmos, nós ganhamos. O ministro Serra não interferirá. Se prometeu apoio em nome do PSDB, errou. Não acredito que tenha feito isso, pois essa decisão cabe a outra instância partidária", disse Aécio.
"O PSDB disputará a presidência da Câmara. E o Aécio é o primeiro da fila", anunciou o presidente nacional do PSDB, senador Teotônio Vilela, telefonando de Alagoas.
"A posição do partido é disputar a presidência da Câmara. O Aécio é um nome forte e faz um trabalho muito bom", declarou o líder do PSDB no Senado, Sérgio Machado, em telefonema do Ceará.
Muitas coisas impublicáveis foram ditas nesses telefonemas.
O que tudo isso quer dizer? Quer dizer que Serra está ampliando suas relações fora do PSDB. Mas está deixando muita gente envenenada dentro de sua casa.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Orfandade
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Perguntar não ofende
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.