São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO SECUNDÁRIA

Para quem assistiu ao debate entre os candidatos a governador do Estado de São Paulo, na TV Bandeirantes, a impressão que restou foi a de um encontro algo caótico, protagonizado por figuras em sua maioria pouco conhecidas e mal preparadas. Nove candidatos participaram do programa, o que tornou as intervenções de cada um muito restritas e pulverizou demais as falas dos principais pleiteantes.
Registre-se que o argumento do excesso de candidatos no debate não serve como justificativa para a ausência, deplorável, do pepebista Paulo Maluf, líder nas pesquisas. Isso porque a assessoria do ex-prefeito da capital há dois meses vinha participando das reuniões que decidiram as regras do programa. Maluf informou que não participaria do debate 48 horas antes do evento.
O debate foi monótono: todos criticavam o governo de Geraldo Alckmin (PSDB), e o governador, na medida em que o tempo permitia, tentava defender-se. Fora o confronto entre Fernando Morais (PMDB) e Alckmin, o restante do tempo ficou, praticamente, tomado pela intervenção de candidatos "nanicos".
Um debate com nove participantes dificilmente é produtivo para o espectador. Foram poucas as chances que tiveram os candidatos mais competitivos de defrontar-se. Entende-se a preocupação que tiveram os organizadores do debate de não correr riscos na Justiça, mas o resultado acabou sendo pior do que o do debate entre os quatro presidenciáveis, no domingo anterior.
O segundo aspecto a lamentar é o calendário eleitoral, que faz coincidir o pleito presidencial com o dos governadores de Estado, relegando as disputas locais a um inevitável segundo plano. A esse respeito, seria interessante estudar, até, uma mudança de datas para que essa coincidência deixe, no futuro, de sequestrar atenção de eleições importantes como a de governadores.


Texto Anterior: Editoriais: AJUSTE EXTERNO
Próximo Texto: Editoriais: INDUÇÃO CIENTÍFICA

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.