São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Déficit, Brasil e Noruega

SÃO PAULO - Roberto Egydio Setúbal, diretor-presidente do banco Itaú, manda tabela para provar que há, sim, países que fazem esforço fiscal superior ao do Brasil, ao contrário do afirmado sábado neste espaço.
São oito países (Noruega, Finlândia, Grécia, Canadá, Bélgica, Suécia, Coréia e Itália).
Para Setúbal, o dado demonstra que "não há nada de extraordinário" nos 3,75% do PIB, que representam o superávit fiscal do Brasil (receitas do governo menos despesas, fora pagamento de juros).
Acha até que "o esforço fiscal deveria ser maior dadas as condições da nossa economia".
Feita a correção e registrada a opinião, vale dizer que a tabela enviada pelo presidente do Itaú mostra que, no conjunto dos 15 países da União Européia, o superávit fiscal é bem inferior ao do Brasil (2,5%).
No caso da OCDE, os 29 países supostamente mais industrializados do planeta, o "lucro" do governo (1,7% do PIB) não chega à metade do que é obtido no Brasil (os dados, em todos os casos, referem-se a 2001).
Trata-se de países em que as carências são bem menores do que as do Brasil, o que torna mais indolor o "lucro" do governo.
Dá perfeitamente para entender o fato de que décadas de desperdício do dinheiro público provoquem urticária quando se fala em gastos do governo. Mas daí a se apertar demais o torniquete vai uma distância que o bom senso e até a boa governança mandariam não percorrer.
Uma coisa é a Noruega ter o monumental superávit de 13,2% de seu PIB. Trata-se do país que ocupa o primeiro lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), elaborado pelas Nações Unidas para medir a qualidade de vida no planeta.
Outra coisa, completamente diferente (e alucinada), é pretender que o Brasil, 73º colocado no mesmo ranking, mantenha superávits fiscais tão elevados como o atual durante anos e anos como quer o FMI.



Texto Anterior: Editoriais: COMOÇÃO COLOMBIANA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Lula positivista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.