São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TENDÊNCIAS/DEBATES O outro mundo possível
EMIR SADER
A força maior do mundo neoliberal reside não na sua superioridade militar, tecnológica, econômica ou política, mas no seu predomínio ideológico. Com o fim do "campo socialista", o "american way of life" disputa praticamente sozinho os corações e as mentes como forma de sociabilidade. O fundamentalismo islâmico não pode competir como proposta de vida em sociedade. O 5º Fórum Social Mundial, cumprindo as exigências do fórum realizado em janeiro deste ano na Índia, está comprometido com o protagonismo central dos movimentos sociais e o objetivo fundamental da formulação de propostas concretas para a construção do mundo pós-neoliberal. Criar o outro mundo possível desde agora é começar a gerar novas formas de sociabilidade. A construção desse outro mundo possível e urgentemente necessário não se deteve. Nós mesmos, aqui no Brasil, podemos contabilizar iniciativas que prefiguram esse mundo fundado na solidariedade, na universalização dos direitos e nos valores humanistas. Citamos três dentre elas, todas situadas na chamada esfera pública, isto é, nem no mercado nem simplesmente na esfera estatal, reforçando o argumento da identificação desse outro mundo com os interesses públicos e a esfera pública. A primeira são os assentamentos dos trabalhadores sem terra por todo o Brasil. Nesses espaços, conquistas democráticas de mais de 1 milhão de trabalhadores rurais, com um sistema educacional de caráter nacional, que inclui cursos universitários. É um espaço fundado na conquista da terra, mas que ganha identidade própria e se consolida com o sistema educacional, elemento essencial para afirmar o caráter emancipatório dos assentamentos e do movimento dos sem-terra. A segunda iniciativa são as políticas de orçamento participativo, que permitem que a cidadania organizada compartilhe responsabilidades de poder e socializam a política, fazendo com que um tema essencial como o do orçamento -quem financia quem através do Estado- seja transparente e seja decidido em suas prioridades pelos cidadãos, e não por órgãos tecnocráticos ou políticas de favor nas esferas Legislativas e Executivas. A terceira iniciativa do outro mundo possível em processo de criação entre nós são os CEUs (Centros Educacionais Unificados), situados todos na mais longínqua periferia da cidade de São Paulo, como espaços que articulam nesses territórios periféricos -como propunha Milton Santos- atividades educacionais, culturais e esportivas, além de serem utilizados pelas comunidades como seus espaços de organização, de afirmação de sua identidade, de formação educacional e de apoio na sua constituição como sujeitos sociais. São espaços de articulação indissolúvel entre suas práticas educacionais, culturais e esportivas, forma privilegiada de alternativa das crianças e adolescentes da periferia das grandes metrópoles às práticas delitivas e alienadas a que estão submetidas. As novas formas de sociabilidade têm que cumprir com esses dois objetivos: afirmar direitos, gerando novos espaços públicos, e promover a emancipação, pelo apoio à criação dos sujeitos dessa emancipação. Assim avançaremos na construção do outro mundo possível. Emir Sader, 61, é professor de sociologia da USP e da Uerj, onde coordena o Laboratório de Políticas Públicas. É autor de "A Vingança da História" (Boitempo Editorial), entre outros livros. Texto Anterior: TENDÊNCIAS/DEBATES Boris Fausto: As vassouras e a eleição paulistana Próximo Texto: Painel do leitor Índice |
|