São Paulo, quinta, 15 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O ano da segurança

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Houve estupor dentro do organismo. Apavorados, os micróbios ficaram sabendo que havia uma tal de penicilina que mataria a todos. Partiram para a mobilização, convocaram uma assembléia extraordinária, precisavam de uma estratégia que neutralizasse a ação dos novos agentes que se infiltrariam no corpo humano.
Na praça central, em cima de um caixote de bacalhau histórico (fora a tribuna de outros movimentos libertários), o líder dos micróbios arengava às massas, incitando-as à reação. Eis que passa pela praça um velho micróbio, caindo aos pedaços, trêmulo, arrastando os pés, bengala branca, óculos escuros e redondos que nem o Jorge Benjor (estava quase cego), mala de papelão amarrada por barbante.
"Ei! Você aí aonde vai? Não fica para a resistência?"
O velho micróbio, cuja sabedoria tornara-se lendária, informou: "A barra está pesada. Andei lendo sobre essa tal de penicilina. Acho que não dá pé. Vou dar o fora. Embarco por via marítima na primeira urina do dia".
Foi assim que me senti quando soube que FHC dedicará o ano de 1998 à segurança. Tivemos em 1997 o Ano da Saúde. A dengue continuou se propagando em taxas altíssimas em todo o país e muitos brasileiros continuaram nascendo na pia e morrendo no corredor dos hospitais.
Nada de pessoal no assunto. Não tive dengue até agora, nasci em sólida cama que ainda hoje existe. De maneira que não reclamo por mim.
No "Roda-Viva" desta semana, o ex-ministro Adib Jatene, sem fazer oposição ao governo do qual fez parte, mostrou a insensibilidade da equipe econômica que cortou as verbas da saúde de forma dramática. Isso no Ano da Saúde. A batalha na qual se empenhou para obter recursos deu no que deu.
Agora, quanto à segurança, que merecerá especial atenção de FHC nos próximos meses, estou que nem o velho micróbio: acho que a barra ficará tão pesada que o mais prudente é dar o fora por via marítima, terrestre ou aérea.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.