São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Reaglutinação

BRASÍLIA - O PSDB e o PMDB realizam hoje suas convenções nacionais em Brasília. Devem homologar a chapa José Serra para presidente e Rita Camata para vice. Um tucano e uma peemedebista. É um momento histórico na política brasileira.
O PSDB nasceu em 88 como dissidência do PMDB. A rigor, do ponto de vista ideológico, nunca foram dois partidos diferentes no essencial. O racha se deu mais por indisposições pessoais e questões de método.
São grandes as chances de essas duas siglas voltarem a ser uma só se der certo o projeto Serra-Rita. Juntos, PSDB e PMDB podem formar o grande partido de centro do Brasil.
O mesmo pode ocorrer mais adiante com PFL e PPB, siglas egressas da Arena -o partido que sustentou o regime militar (64-85). Formariam uma agremiação de centro-direita.
Na esquerda, com vitória ou derrota de Lula, o PT crescerá no Congresso. Terá sozinho, possivelmente, o maior número de parlamentares que uma sigla de oposição real já teve desde o regime militar.
Hoje, no patamar de 50 deputados, o PT tem uma bancada semelhante à do PDT nos áureos tempos de Leonel Brizola, nos anos 80 e parte dos 90. A expectativa geral de líderes de todas as siglas é que o PT possa chegar próximo a 70 deputados.
Com esse tamanho, o PT acabará incorporando alguma outra sigla menor de esquerda. O quadro partidário reproduzirá a lógica da política. Haverá três grandes partidos no país. Um de centro (PSDB-PMDB), um de centro-direita (PFL-PPB) e um de centro-esquerda (PT e mais outros de menor expressão).
Embora a diversidade não seja ruim em política, o excesso de siglas fragmentou a reconstrução da democracia no Brasil. O país tem hoje 30 partidos políticos com registro nacional. A reaglutinação natural das forças ajudará a ordenar futuras eleições. É bom para os eleitores.



Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O terror e o colchão
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O bem-amado das pulgas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.