São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Responsabilidades

SÃO PAULO - Ao anunciar os encontros com os presidenciáveis, marcados para segunda-feira, o presidente Fernando Henrique Cardoso disse que, "agora, os candidatos têm de assumir suas responsabilidades".
Tudo bem. Não apenas os candidatos mas todas as pessoas sérias devem assumir suas responsabilidades, a começar, por falar nisso, do próprio presidente da República.
É chantagem culpar os candidatos, por exemplo, pela crise financeira em curso. Ou, na outra ponta da eleição, culpar os eleitores por estarem até agora preferindo dois nomes de oposição para disputarem um eventual segundo turno.
A esse respeito, é exemplar o texto da revista britânica "The Economist", ardorosa fã do presidente Fernando Henrique, quando comentava, em maio, a necessidade de antecipar a eleição argentina.
O título basta para dar o tom da história: "Deixem os eleitores escolherem seu veneno". Democracia é isso: o direito de escolher o veneno ou o néctar que se quer provar, agrade ou não ao mercado.
Seria obviamente ingênuo ignorar que a incerteza inevitável em períodos eleitorais tem lá o seu papel na crise. Mas o fato é que a incerteza só consegue virar crise quando há ambiente para isso.
É o que ocorre no Brasil -pelos fatores expostos à exaustão nos jornais, dia sim, o outro também. E tais fatores foram criados, todos, pelo governo Fernando Henrique Cardoso.
Os candidatos só poderão assumir responsabilidades pelo que fizerem a partir de 1º de janeiro (ou 6 de janeiro, se mudar a data da posse).
Pedir-lhes, por exemplo, moderação nas palavras só para não assustar mais os tais de mercados, é pedir-lhes que abdiquem do sagrado direito, pelos cânones da democracia, de pedir votos usando as palavras que lhes parecerem mais capazes de seduzir o público.


Texto Anterior: Editoriais: RECEITA PARA A GUERRA

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: O chato de galocha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.