UOL




São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Terra estrangeira

SÃO PAULO- Descubro na reportagem de Fabio Cypriano para a Ilustrada de ontem que "a arquitetura se transformou em instrumento de publicidade" (de uma cidade), segundo a opinião de Joel Sanders, curador da mostra sobre Nova York, parte da Bienal de Arquitetura de São Paulo, programada para setembro.
Se é assim, São Paulo deve ser uma baita dor de cabeça. Com todo o respeito pela bela coleção de notáveis arquitetos que aqui trabalham e produzem ou produziram, a cidade, no conjunto, choca pelo feio.
Dias atrás, fui conversar no 26º andar do Hilton Morumbi com o encarregado de negócios do Canadá no Brasil, Alain Latulippe. Fui dar uma olhada pelos janelões e não consegui me conter: "Que cidade horrorosa", comentei. Bom diplomata, Latulippe não disse nada. Por dever de ofício, não podia concordar. Mas seria cinismo dizer o contrário.
O Hilton fica em um bairro supostamente nobre, suas janelas dão para um rio (no caso, o Pinheiros), o que geralmente serve de enfeite em uma cidade, mas, mesmo assim, a vista não tem a menor graça.
Leio, sempre na Ilustrada, que São Paulo será uma das sete metrópoles que terão sua própria fatia na Bienal de Arquitetura. Deve, de fato, haver preciosidades em vários pontos da cidade, mas, repito, se a publicidade de São Paulo depender do conjunto da obra, pouca gente se animará a vir para cá.
Não se trata de crítica de "estrangeiro" de origem. Nasci em São Paulo e nela vivi todos os meus 60 anos, salvo quatro anos como correspondente no exterior e sei lá quantos em viagens profissionais.
Mas, cada vez que o avião começa a sobrevoar a cidade, nos vôos de volta, assusta-me a visão lá de cima, pela formidável massa inóspita de concreto que se vê lá em baixo.
Pior: não consigo localizar no tempo o momento em que São Paulo começou a perder o caráter acolhedor de cidade natal para se transformar em terra estrangeira mesmo para um paulistano.


Texto Anterior: Editoriais: APOIO AO PARAGUAI

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Dirceu fala
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.