São Paulo, terça, 15 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo e poder

ELIANE CANTANHÊDE

Brasília - Casado, três filhos, há um ano o publicitário e agora marketeiro de FHC Nizan Guanaes encerrou uma entrevista a Célia Gouveia Franco, na revista "Marie Claire", dizendo o seguinte: "Sexo é para principiante, bom mesmo é o poder".
Ao manter "relações impróprias" com uma estagiária maluquete, Bill Clinton ficou no meio-termo. Não abdicou do sexo, mas tentou ter um mínimo de cautela para não abdicar também do poder.
Os detalhes da impropriedade foram escancarados ao mundo pela Internet. Às vezes picantes, outras vezes sórdidos, em geral engraçados. E aconteceram ali ao lado do Salão Oval, onde o presidente dos EUA decide, por exemplo, bombardear o país dos outros.
Milhões de homens e mulheres tentam imaginar: "E se pusessem na Internet as minhas escapadelas?". Outros tantos pensam é em Hillary Clinton: "E se fosse comigo?".
Parlamento, igreja, correligionários e opinião pública norte-americana começam a ceder à longa e persistente pressão contra Clinton.
O que move o "impeachment" são charutos, balinhas, vestidos azuis e telefonemas impróprios, mas principalmente o fato de ter mentido em juízo sobre tudo isso.
Mas o que eles queriam? Que Clinton entregasse logo o ouro e, junto, a Presidência?
De toda essa hipocrisia, fica a constatação de que o mundo treme à toa, até quando uma estagiária da Casa Branca fala em público o que só se comenta com amigos, bem baixinho.
Temos uma faca de dois gumes. É péssimo que Clinton esteja mal num momento decisivo e de líderes internacionais tão frágeis. Mas é ótimo que, para dar a volta por cima, tenha de demonstrar poder externamente, providenciando soluções para o mundo -e, por tabela, para o Brasil.
Os países emergentes, como os decadentes, dependem de Clinton. Mas ele depende desesperadamente da solidariedade do seu maior adversário no momento: a própria mulher.
Rezemos, pois, para Hillary compartilhar da tese de que "sexo é para principiante, bom mesmo é o poder".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.