São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUDANÇA NA EDUCAÇÃO

As primeiras declarações do novo secretário da Educação da cidade de São Paulo, o deputado federal José Aristodemo Pinotti (PFL), que toma posse em 1º de janeiro, mais serviram para criar confusão do que esclarecer a opinião pública sobre os compromissos que serão de fato assumidos pela administração José Serra na área educacional. Em campanha, o candidato do PSDB havia afiançado que daria prosseguimento à construção de novas unidades dos CEUs (Centros de Educação Unificados), criados pela prefeita Marta Suplicy, para os quais, diga-se, já há contratos assinados.
Anteontem, no entanto, Pinotti, esquecendo o que fora dito, afirmou que a gestão tucana irá rever os contratos e suspender a construção de CEUs "enquanto houver escolas de lata na cidade". Ironicamente, essas escolas, construídas com estruturas metálicas, já deveriam ter sido extintas caso a atual prefeita, por sua vez, tivesse cumprido o que prometera.
O novo secretário defendeu também um uso mais abrangente dos CEUs, que passariam a ser fundamentalmente centros comunitários -o que efetivamente já são. Além disso, Pinotti anunciou que os alunos matriculados nessas unidades seriam remanejados para que elas pudessem abrigar, em turno extra, aulas de reforço pedagógico para estudantes oriundos de outras escolas.
Pouco depois, no entanto, após falar por telefone com o prefeito eleito, o futuro secretário entrou em contato com a reportagem deste jornal para reformular o que dissera: "Havendo espaço, vamos utilizar os CEUs prioritariamente para crianças com baixo rendimento escolar, mas sem tirar as que já estudam lá".
Ao final, ficou a impressão de que Pinotti foi precipitado e incompleto em suas declarações, deixando margem para controvérsias. Esperemos que, ao se aprofundar na realidade da educação municipal, o futuro secretário possa em breve apresentar diretrizes e projetos mais claros à população de São Paulo.


Texto Anterior: Editoriais: CINZAS DA HISTÓRIA
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: A aula de Cosme, o Lula de ontem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.