São Paulo, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Devolvam a "minha" escola

SÃO PAULO - Estou no mercado de trabalho faz 43 anos ininterruptos, sem ter ficado um segundo que seja desempregado, com salários sempre dignos e, ainda por cima, fazendo o que gosto.
Duvido que haja prova mais contundente da excelência da educação que recebi na "minha" escola. E a "minha" escola sempre foi pública. Na maior parte do tempo, o Instituto de Educação Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros, zona oeste.
O "Fernão" era "top" de linha em uma época, 40 ou 50 anos atrás, em que a escola pública, em geral, era centro de excelência.
Hoje, vejo o resultado do Enem, e o "Fernão" já não é "top" nem entre as escolas públicas (está em 33º lugar). Na classificação geral, então, humilha o silencioso orgulho que sinto pela herança fantástica que dele recebi: é o 412º colocado.
Como conseguiram avacalhar "minha" escola conta um pouco da história do apartheid cordial que é o Brasil. No meu tempo, não havia pobres no "Fernão". Nem ricos. Era a classe média-média de um bairro idem.
Veio a massificação do ensino, abriram-se as portas da casa grande, digo da escola, para os mais pobres, mas derrubaram, simultaneamente, a qualidade do ensino.
No "meu Fernão", aprendíamos, além do português, latim, inglês, francês e espanhol. Dona Maria Rita -e só ela, sem reforço das Alianças Francesas da vida- me ensinou um francês que não me dará jamais vaga na Academia Francesa, mas me permite ler sem percalços o "Monde", fazer perguntas (e entender as respostas) do presidente Chirac em entrevistas coletivas e até dar entrevista para a TV do Canadá francófono.
Hoje, aluno do "Fernão" já não tem aula de francês e, pior, não aprende português, a julgar pela classificação obtida.
Como não há substituto para a escola pública no ensino de massa, ou devolvem o "meu Fernão" ou seremos a mediocridade que somos pelo resto da vida.

@ - crossi@uol.com.br


Texto Anterior: Editoriais: SOS BIBLIOTECA

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: "Melhor candidato"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.