São Paulo, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

"Melhor candidato"

BRASÍLIA - Apesar de estar sendo muito questionada dentro e fora do Congresso, a pesquisa CNT-Sensus já produz grandes efeitos políticos. Um deles é sobre o PMDB, principal alvo da cobiça do PSDB e muito especialmente de Lula.
A pesquisa conseguiu, inclusive, que os peemedebistas Renan Calheiros (governista) e Geddel Vieira Lima (oposicionista) voltassem a conversar. Eles não se falavam desde o ano passado, quando Renan e Sarney blefaram, fingindo apoiar a candidatura de Michel Temer para a presidência da Câmara, quando na verdade já tinham acertado com Lula o apoio a Aldo Rebelo (PC do B).
Como política é política, poder é poder e ninguém é de ferro, as duas alas estão conversando sobre o que interessa: quem é melhor candidato próprio para o PMDB. O detalhe é que, nesse caso, "melhor candidato" não é, como nos demais partidos, o que tenha capacidade de vencer. É, ao contrário, aquele que não vença e seja capaz de segurar o partido com o falso discurso da unidade e ser facilmente cristianizado (abandonado) na hora certa: quando a eleição embicar efetivamente para um favorito, seja Lula, seja um tucano.
Numa coisa os dois lados do PMDB concordam: essa hora será lá por junho, quando os palanques nos Estados estarão claros, as pesquisas já estiverem mais consolidadas, o efeito dos candidatos alternativos (Heloísa Helena, Cristovam Buarque e Roberto Freire) já for sensível.
Até lá, a disputa está entre Garotinho e Germano Rigotto. Tudo o que Lula não quer é Garotinho, que está em terceiro lugar nas pesquisas (quase empatado com Alckmin no segundo, se ele for o candidato tucano), e teria oito minutos diários na TV para espicaçar o governo com aquela sua conhecida intimidade com o vídeo. Já Rigotto tenderia a tirar voto dos tucanos, de tão parecido com eles.
É isso o que os oposicionistas começam a descobrir: trocar Garotinho por Rigotto é fazer o jogo de Lula. E ele já está com a bola toda.

@ - elianec@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Devolvam a "minha" escola
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Os Rolling e o Senhor do Bonfim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.