São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2006

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SERGIO COSTA

O dia da marmota

RIO DE JANEIRO - Senhoras e senhores, bem-vindos à versão tupiniquim do dia da marmota. Com o início do horário eleitoral gratuito, estamos todos presos por um feitiço do tempo que, tal a sessão da tarde estrelada por Bill Murray e Andie MacDowell, fará com que um mesmo dia se repita indefinidamente -ao menos na tela da TV.
Pode ser implicância, vá lá, mas alguém poderia explicar qual a razão do horário obrigatório? Aqui mesmo na Folha, ontem, marqueteiros afirmavam que a TV não interfere na disputa e que grandes mudanças de votos costumam acontecer mais em função de notícias do que de programas eleitorais. Eles apenas ganham alguma utilidade ao repicar acontecidos.
Sem fatos novos, só quem aposta na chatice eletrônica para virar o jogo é o tucano. Ele acredita em seu poder de sedução, no marketing, nos ataques a Lula e em Papai Noel para conquistar uns 30 milhões de votos em seis semanas. O agora Geraldo insistirá em tentar falar ao coração das massas, franzindo a testa e escandindo as sílabas para vender "com-pe-tên-cia". Desde que longe do PCC.
Heloísa Helena terá 1min11s no almoço e no jantar, dia sim, dia não, com os candidatos do PSOL, na tentativa de se transformar de radical em mãezona para o público. Vai disputar a atenção das famílias com o "passa a batata" à mesa e comentários sobre a malévola Marta da novela. Quem piscar, dança.
E Lula? A tirar pelo primeiro dia, aí vem de novo a história de vida do migrante nordestino que chegou lá, como se sua trajetória lhe assegurasse o direito de continuar no timão da política econômica de resultados, iniciada por seus antecessores. Haja superávit!
De aspirantes a deputados, seus sambinhas e jingles, melhor se abster. Até a marmota é mais eloqüente ao anunciar o fim do inverno.


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