São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Criar x gerir

LONDRES - Ao ver o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, atacar o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, a pretexto de que o ministro "não entende de economia", saltou à memória um jantar com Palocci em Washington, durante a assembléia-geral do FMI em abril do ano passado.
A pergunta que fiz então ao ministro foi, a rigor, a frase do presidente do PL, claro que fechada com um ponto de interrogação: "Você entende de economia?".
A resposta (está na Folha daquela época) foi mais ou menos esta: "Só do macro. Se for a detalhes, não". O "macro", Palocci aprendeu no tranco, como prefeito de Ribeirão Preto, primeiro, e como deputado e membro da Comissão de Finanças da Câmara Federal, depois.
Ou, posto de outra forma: a crítica de Costa Neto pode ter inúmeras motivações subalternas, como dizem os jornais de hoje, mas não é, no seu conteúdo, inteiramente incorreta, pelo contrário.
Antes de continuar, um aviso: não vejo rigorosamente nada de mau em que um ministro da Fazenda entenda pouco de economia. Foram tantos os economistas de lustrosas grifes acadêmicas e pós-graduação no exterior que passaram pela Fazenda e contribuíram para a ruína da pátria que o diploma não representa garantia de boa administração.
O problema é de outra natureza. Palocci tem-se revelado um gerente. Competente ou não, é questão em aberto, conforme o ângulo pelo qual se olhe. Não permitiu o desastre que muita gente antevia quando o PT ganhou a eleição. Ponto para ele. Mas não desencalhou o navio Brasil. Ponto contra ele.
O que interessa de fato é que o Brasil, no momento, precisa de uma política econômica criativa, e raros gerentes servem para a criação, só para a execução. Até aposto que Palocci gerenciaria bem outra política econômica porque me parece uma pessoa "do bem". Mas, antes, é preciso que alguém a crie, coisa que ninguém, no PT ou no governo, conseguiu sequer esboçar até agora.


Texto Anterior: Editoriais: A AUTOCRACIA DE PUTIN

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: A hidra petista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.