UOL




São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT SEM DEBATE

É lamentável a decisão do Diretório Municipal do PT paulistano de recusar o registro da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo do economista Plínio de Arruda Sampaio Júnior alegando falhas burocráticas no pedido de inscrição.
É claro que a atual prefeita, Marta Suplicy, é candidata natural a disputar mais um mandato. Isso não impediria, porém, que, na melhor tradição democrática do partido, fossem realizadas prévias. Vale lembrar que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também era candidato natural a concorrer à sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso, submeteu-se às prévias. Disputou a indicação do partido com o senador Eduardo Suplicy.
É pouco provável que o próprio Arruda Sampaio considerasse ter possibilidades de vitória. Sua pré-candidatura, que contava com o apoio de alas da esquerda do PT, era mais uma oportunidade para discutir a gestão de Marta. Um debate que, em princípio, seria saudável para a sociedade, para o partido e para a própria candidata, que teria a chance de reavaliar pontos de sua administração antes de enfrentar adversários de outros partidos numa campanha em que ela provavelmente será criticada com alguma aspereza.
A negativa da prévia é mais um entre os vários indícios de que o PT, após ter chegado ao poder, vai seguindo o clássico processo de revisão de seu próprio passado. Até um certo ponto, isso é inevitável e necessário. Seria altamente inquietante se o PT no governo ainda se aferrasse, por exemplo, à idéia de que contratos devem ser rompidos unilateralmente. Por outro lado, é lamentável que o partido esteja também abandonando princípios de transparência e de democracia que contribuíram para melhorar a cultura política do país.


Texto Anterior: Editoriais: A ONU E O IRAQUE
Próximo Texto: Buenos Aires - Clóvis Rossi: Lembrete da liberdade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.