São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A estranha ética tucana

SÃO PAULO - Tasso Jereissati, o governador do Ceará, é um desses raros políticos com os quais você troca idéias e sai ganhando na troca, porque as dele em geral são melhores que as suas.
Mas sou obrigado a desconfiar que André Singer, que o entrevistou para a Folha na sexta-feira, saiu perdendo porque colheu um Tasso na pior forma possível.
Primeiro, essa história de criar uma dissidência no PSDB soa a birra sem consequências.
Mas o pior é a avaliação de que "o partido precisa retomar o caminho da ética, que foi a marca que lhe possibilitou chegar ao poder".
Não foi, não, caro Tasso. Foi o Plano Real e ponto.
Dois: resmungar que a aliança com Jader Barbalho mancha o PSDB é esquecer, convenientemente, alianças mais antigas, com o PFL, por exemplo, que deveriam manchar o partido. Não porque o PFL seja o demônio e, o PSDB, o querubim. Apenas porque estiveram, sempre, do outro lado da calçada, até a eleição de Fernando Henrique Cardoso em 94.
Vejamos: a primeira candidatura de FHC (para o Senado) foi em 78, pelo MDB. Os caciques do PFL estavam todos na Arena, o partido do regime militar, que FHC combatia.
Depois FHC concorre à prefeitura paulistana (85). O PFL apoia Jânio Quadros.
Em 86, FHC disputa o Senado de novo, na chapa que tem Orestes Quércia como candidato ao governo. O PFL vai de Antônio Ermírio. Em 89, FHC fica com Covas para presidente, o PFL tem candidato próprio (Aureliano Chaves), mas seus caciques traem miseravelmente o partido para apoiar Fernando Collor.
Daí até 94, o PFL paulista foi sempre linha auxiliar ou de Paulo Maluf ou de Orestes Quércia, contra os candidatos do PSDB.
A menos que confessem que escolheram aliados e candidatos errados a vida inteira, FHC e o PSDB terão que admitir que fazem alianças por puro oportunismo, o que pode ser tudo menos exemplo ético.


Texto Anterior: Editorial: OBSOLESCÊNCIA PRECOCE

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Ouvido de mercador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.