São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Concentração
"O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo abordou com a costumeira objetividade, coragem cívica e elegância a impertinente e inoportuna colocação do deputado mineiro Aécio Neves -para o qual haveria "concentração excessiva de poder em um Estado apenas da federação". Se não bastassem os argumentos apresentados pelo deputado Walter Feldmann, acrescento mais dois: 1 - a) A região Sudeste contribui com 70,44% e recebe apenas 8,48% do Fundo de Participação dos Estados; b) a região Norte contribui com 1,43% e recebe 25,37%; c) a região Nordeste contribui com 5,52% e recebe 52,54%; d) a região Sul contribui com 10,79% e recebe 6,25%; e) a região Centro-Oeste contribui com 11,82% e recebe 7,17% 2 - A Revolução Constitucionalista de 1932 deveria ser comemorada em todo o Brasil, pois teve como grande objetivo restabelecer o regime da lei e do respeito, o regime da ordem e da hierarquia."
Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Instituto Roberto Simonsen (São Paulo, SP)

Política e arte
"A foto de Ana Carolina Fernandes publicada ontem no caderno Brasil (pág. A5), na qual Ciro Gomes se confunde com o reflexo de um porteiro do Copacabana Palace, merecia publicação na Primeira Página. A fotógrafa uniu política e arte. Que os nossos candidatos se espelhem no mesmo feito."
Pedro Ramos (Palmital SP)

Limpeza genética
"O candidato Ciro Gomes deve estar sofrendo da memória. Ele e o seu partido mostram-se bastante indignados ante as notícias de que o PPS alagoano estaria dando apoio a Fernando Collor para a disputa do governo daquele Estado. Sem querer entrar no mérito da questão (repudio a eleição do citado ex-presidente para qualquer cargo), acho que o sr. Ciro Gomes deveria dar uma olhadinha no passado de algumas das "expressões políticas" que hoje o apóiam. Roberto Jefferson (PTB) fazia parte da chamada "tropa de choque" de Collor no Congresso. E o sr. Martinez também mantinha, digamos, "ligações perigosas" com o então presidente da República. Portanto, se for para repudiar Collor (com toda a razão), deveria o sr. Ciro Gomes promover uma "limpeza genética" nas forças que o apóiam."
Floro Sant'Ana de Andrade Neto (Maceió, AL)

Perdas e ganhos
"Quando Roseana Sarney começou a subir nas pesquisas, os dividendos foram parar na conta de seu marqueteiro. Agora, quando o tucano despenca "Serra abaixo", o culpado por seu fraco desempenho é... o próprio candidato! O mesmíssimo marqueteiro, que se bandeou de lado como costumam fazer os técnicos de equipes de futebol, só é responsável pelo sucesso, nunca pelo fracasso. E reza pela mesma cartilha daqueles: eu ganhei, nós empatamos, eles perderam."
Márcio Fonseca (São Paulo, SP)

Resultados
"Depois de quase oito anos, o governo do sr. Fernando Henrique Cardoso apresenta os seguintes resultados: a saúde é um desastre; a conservação das estradas é uma calamidade; a dívida interna é um abuso; a dívida externa é uma obscenidade; o salário é uma vergonha; a corrupção (política, judiciária, empresarial e policial) é alarmante; o orçamento militar é indecoroso; o preço da energia elétrica é um desaforo; e as empresas governamentais sumiram, assim como o produto da sua venda. Os únicos setores que estão indo bem são o turismo presidencial e o crime organizado."
Lauro Caversan (Curitiba, PR)

Causas revolucionárias
"Se a sentença proferida contra os acusados pelo sequestro de Washington Olivetto não for modificada, o Brasil vai se transformar no paraíso dos grupos políticos clandestinos. Quem quiser arrecadar dinheiro para suas "causas revolucionárias" poderá vir ao nosso país, sequestrar nossos compatriotas, mantê-los sob tortura física e psicológica, aterrorizar suas famílias etc. Se vierem a ser pegos, o máximo de punição que receberão será o equivalente a um tapa na mão e um puxão de orelha. E, em pouco tempo, os acusados poderão estar novamente nas ruas preparando um outro "empreendimento". São sentenças como essa que me fazem defender um regime de eleição para o cargo de juiz -e com mandato curto."
Joel Samways, procurador do Estado do Paraná (Curitiba, PR)

Habitação
"Gostaria de felicitar a iniciativa do governo de colocar em prática um projeto habitacional para a população de baixa renda ("FHC prepara programa de casas populares", Brasil, pág. A6, 15/7). Caso essa matéria seja aprovada no Congresso, estaremos mais perto da concretização do sonho de milhões de brasileiros: a casa própria. Os compromissos firmados pelo poder Executivo federal foram estipulados a partir de propostas do Construbusiness 2001, realizado pela Fiesp e com participação do Ministério do Desenvolvimento e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Confiante de que demos um passo rumo à melhoria da construção civil e da população brasileira em geral, ficam aqui meus votos de confiança nesse projeto."
José Carlos de Oliveira Lima, coordenador da Comissão da Indústria da Construção da Fiesp e presidente do Sinaprocim -Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (São Paulo, SP)

Cartões clonados
"Em relação à reportagem "PM prende na zona sul 3 membros de quadrilha que clonava cartões" (Cotidiano, pág. C4, 15/7), a Advanta Tecnologia e Sistemas reafirma que não mantém nenhuma relação de trabalho com o sr. Anderson Martins, detido no início da semana com 23 cartões clonados. O sr. Martins trabalhou por oito meses na empresa, como bem informou a reportagem. Ele foi demitido em março passado por baixa produtividade, não tendo se apropriado de nenhum programa ou solução desenvolvido por nossa empresa."
Valter T. Ogusuko, presidente da Advanta (São Paulo, SP)



Texto Anterior: Mauro Ricardo Costa e Jarbas Barbosa da Silva Jr.: A saúde que anda para a frente
Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.