UOL




São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS TORRES FREIRE

O cacique, os juros e a meteorologia

SÃO PAULO - Consta que, em um dia de outono, um cacique foi procurado pelos homens da tribo. Queriam saber se o inverno seria rigoroso. Atônito, hesitante, o cacique balbuciou que faria muito frio. Sem hesitar, a tribo passou a recolher pilhas de lenha.
O cacique, que não tinha estimativa confiável do tempo desde que seu pajé fora morto por grileiros de terra, apelou ao serviço de meteorologia para checar sua previsão. Afinal, ele era admirador da tecnociência branca desde que assistira a um vídeo da Funai sobre a teoria dos fractais, a estatística e a econometria, sabedorias que permitiam prever desde safras de abóbora e temporais até erupções de vulcões e inflação.
Do orelhão da tribo ligou para a webclima.com.br, que confirmou sua previsão: as primeiras evidências mostravam que, sim, faria frio.
Passado um mês, vendo sua tribo dizimar a floresta em torno com mais rapidez que madeireiras malaias ilegais, voltou a ligar para a webclima. Ouviu a mesma previsão.
À beira do inverno, já não era possível andar entre as malocas. A tribo acumulara toda a lenha disponível nas redondezas e ainda comprara pilhas de papel de carroceiros paulistanos, que recolhiam relatórios de inflação do lixo dos bancos da avenida Paulista. Angustiado, o cacique voltou à webclima, que foi taxativa sobre as evidências agora incontestáveis de que o frio seria terrível.
O cacique arriscou-se enfim a contestar a sapiência meteorológica. "Mas como vocês têm tanta certeza de que fará frio?", perguntou.
"Porque faz meses que vemos os índios armazenar muita lenha para o inverno", foi a resposta.
Essa historinha foi furtada e adaptada de uma divertida e instrutiva introdução à meteorologia escrita pelo grande astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão ("Vai Chover no Final de Semana?", Editora Unisinos). A fábula lembra a previsão de alta inflação dos bancos, que faz o BC deixar os juros na Lua e dizer que a inflação não foi controlada, o que leva os bancos a prever inflação ainda alta etc. Mas resta uma dúvida: quem prevê inflação com base na lenha no lombo dos índios, o BC ou o mercado? Os dois?



Texto Anterior: Editoriais: RECICLAGEM HOSPITALAR

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: O vice paulistano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.