São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

O rei e o povo

RIO DE JANEIRO - Aproxima-se a hora das grandes e das pequenas decisões que vão melhorar, piorar ou manter na mesma a vida nacional. Temos um presidente eleito que tem a cara e a ginga do brasileiro comum, sem diploma em Nanterre nem casa com piscina em Miami. Mais terra a terra seria impossível.
Terá agora pouco tempo, cada vez menos tempo, para montar suas equipes de primeiro e demais escalões -e, embora a oferta de mão-de-obra seja farta e até mesmo razoável em termos de qualidade, as circunstâncias que cercarão o novo governo são complicadas e de certo modo contraditórias.
Suponhamos que, interessado em formar um ministério que a mídia poderia classificar de alto nível, Lula convide Brizola, Arraes e Itamar, numa homenagem óbvia à biografia de cada um deles. Seria uma barretada inútil, em termos de novidade administrativa.
Sempre que alguém chega ao poder, lembro um dos últimos filmes de o Gordo e o Magro. Depois de muitas confusões, perigos, correrias, equívocos e uma boa dose de tortas pela cara, a dupla chega finalmente a uma ilha onde serão os donos.
Diga-se que a ilha é deserta, nada tem, nem mesmo habitantes. Isso não importa: ele são os senhores daquele pedaço de terra cercado de água por todos os lados.
O Gordo, que sempre toma as iniciativas, por si e pelo companheiro, olha a sua possessão com a autoridade de dono absoluto. Batendo no próprio peito, se proclama rei.
O Magro aprova, mesmo que não aprovasse levaria sobras, mas quer saber o que ele será naquele ilha em que o amigo já é o rei.
O Gordo olha para o Magro e com o fura-bolo no peito do amigo, declara: "Você será o povo!"
Feita a divisão de poderes, não conseguem exercer os seus respectivos ofícios. Surgem uns animais que expulsam o rei e o povo.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Paulistério desvairado
Próximo Texto: Roberto Mangabeira Unger: Abaixo o tráfico de influência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.