São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

A régua e o compasso

RIO DE JANEIRO - Os primeiros no mes do novo ministério, em linhas gerais, eram esperados e não apenas evitaram surpresas mas provocaram elogios e manifestações de agrado. Tudo leva a crer que os nomes ainda a serem definidos também o sejam, e o presidente eleito passará pelo seu primeiro grande teste de governante.
Lula uniu diversas correntes para garantir a sua elegibilidade e continuará unindo a mesma frente para garantir a governabilidade. A única exceção, até agora explicitada, veio dos setores ditos radicais do próprio PT, o que não é surpresa para ninguém. A nomeação do futuro presidente do Banco Central foi considerada uma besta negra pela facção que aceitou ficar quieta e calada durante a eleição, mas está disposta a botar o boca no trombone a partir de agora.
A escolha para tão importante cargo teve um critério técnico, mas a pergunta que deve ser feita por todos nós é: qual é a "técnica" que Lula pretende adotar em seu governo que ameaça mudanças? Técnico por técnico, Arminio Fraga também é técnico e foi combatido esse anos todos pelo PT como um todo.
Pessoalmente, sempre estranhei que os ministros não fossem pura e simplesmente técnicos. Desconfio dos ministérios partidários e, sobretudo, desconfio dos ministérios de notáveis, como aquele com que Collor quis desmanchar a crise que o levaria ao impeachment. Não entendo como um político ou um notável que nunca viu um pé de couve na vida, que nunca viu uma vaca, de repente se transforme em ministro da Agricultura. Já tivemos até um ministro de recursos hídricos sem ninguém saber o que era isso, a começar pelo próprio ministro.
Um técnico pode ser comparado à letra que mata, em oposição ao espírito que vivifica. Ele dará braço, régua e compasso ao espírito que presidirá o governo de Lula. E isso é o que importa -seja para o bem, seja para o mal.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: A oposição
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: FHC na História
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.