UOL




São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Eles não sabem o que fazer

SÃO PAULO - Perplexo com os rumos do governo do PT? Em dúvida sobre se haverá uma fase 2 ou se o modelo "Malan-plus" veio mesmo para ficar, como teme a Fundação Perseu Abramo, que não faz parte dos mal chamados radicais do partido?
Console-se. Você não está sozinho. Um dos raros teóricos do partido que, além disso, põe a mão na massa, chamado Tarso Genro, confessou de público, pelo menos para os leitores desta Folha, que eles também (o governo) não têm a mais remota idéia do que fazer e como fazer.
Não acredita? É só ler (ou reler) o seguinte trecho do artigo que o ex-prefeito de Porto Alegre escreveu para a Folha de domingo:
"Na verdade, não há nem precedente histórico nem uma teoria da transição de um modelo de modernização conservadora vinculado ao capital financeiro para um modelo produtivista de crescimento acelerado e inclusão social. Temos, ao mesmo tempo, que teorizar e praticar".
Ou, posto de outra forma, o PT vai trocar o pneu com o carro em movimento, o que não deixa de ser uma baita irresponsabilidade.
Afinal, um partido com 23 anos de vida, mais da metade deles passados já depois do fim do comunismo, ou seja, depois que morreu um modelo eventualmente alternativo, deveria ter ao menos teorizado sobre a tal transição.
Não o fez, como confessa um dos seus teóricos. Pior: Tarso supõe que vá haver algum dia a transição para um modelo de produção e inclusão, o que está muito longe de ser certo.
Se não se preparou para fazê-la, o PT corre o sério risco de render-se ao mais cômodo, que é o de ser apenas gerente de um modelo visivelmente falido ou, na melhor das hipóteses, bastante insuficiente.
Depois o pessoal do governo reclama quando a expressão "estelionato eleitoral" começa a circular cada vez com mais frequência.


Texto Anterior: Editoriais: LOUCURA E SANIDADE

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Chegou a hora?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.