São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

O céu é o limite

BRASÍLIA - No caso do correspondente Larry Rohter, autor da reportagem sobre os supostos abusos etílicos do presidente, Lula não deixou barato e agiu rápido. Indignado, mandou expulsar o jornalista norte-americano do país.
Já a abulia presidencial diante dos ataques e ações do PL e do MST é assustadora. Por que o presidente não tem com os dois "aliados" pelo menos metade da vontade de agir demonstrada quando o alvo foi o jornalista do "New York Times"?
Dirão os petistas que naquele episódio estava em jogo a honra do presidente. Mas no caso do PL e do MST não está em xeque a autoridade presidencial, talvez até mais importante do ponto de vista de destino do país?
A apatia e a complacência com os dois aliados acabam reforçando a tese da oposição de que Lula não exerce sua autoridade. O que seria virtude -sua tolerância- passou a ser visto como defeito e ameaça ao bom gerenciamento do governo.
No caso dos sem-terra, apesar das liberações e liberações de verbas, eles continuam invadindo terras produtivas. E de empresas que estão planejando investir no país, gerar empregos. Quer sinal pior?
O PL, do vice-presidente José Alencar, só faz intensificar suas críticas, verdadeiros atos de sabotagem. A sorte da equipe econômica é que ninguém os leva a sério no mercado, mas passam a imagem de completa balbúrdia no governo Lula.
José Genoino, presidente do PT, diz que PL e MST "ultrapassaram todos os limites". Enxerga no ato dos dois aliados "falta de responsabilidade com o país" e diz que ou mudam ou vão de vez para a oposição. E assim serão tratados, óbvio.
Mas e o presidente Lula, o que ele tem a dizer? Melhor, o que ele pretende fazer de imediato? Por enquanto, seus assessores relatam sua irritação diante do que está acontecendo. Não está na hora de agir?


Texto Anterior: Bruxelas - Clóvis Rossi: Mais que branco ou preto
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O novo chapéu do Vilaça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.