UOL




São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Medo, esperança, impaciência

ASSUNÇÃO - Se há, no Brasil, cada vez mais queixas de que o medo está vencendo a esperança, na Espanha dá-se fenômeno exatamente inverso.
O fato de o prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional ter sido concedido ao presidente brasileiro é uma aposta em que o slogan da campanha acabará sendo realidade algum dia.
Como escreve Marta Frechilla, do jornal conservador "ABC", "as distinções, normalmente, premiam uma trajetória. No entanto, o jurado do prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional 2003 fez ontem (anteontem) uma aposta pelo futuro. Como expressou seu presidente, Leopoldo Calvo Sotelo, decidiu premiar a esperança que representa o projeto político e social de Luiz Inácio Lula da Silva".
De carona no prestígio da família real espanhola e de tudo o que se diga respeito a ela (o príncipe de Astúrias, Felipe, é filho do rei Juan Carlos, aliás extraordinária figura histórica), a mídia espanhola endeusou Lula de uma forma que nem a mais governista das publicações brasileiras teria coragem de fazer.
É uma "referência moral", para o jornal "El Mundo". "É o redentor dos pobres, o príncipe dos pobres, príncipe do Brasil", para "La Razón".
Trata-se de uma clara indicação de que, fora do Brasil, a aposta em Lula continua forte. O que é fácil de explicar: é sedutor sonhar com um governante capaz de combinar a ortodoxia econômico-financeira com o ataque eficaz ao drama social.
Já no Brasil, um (justificado) sinal de crescente impaciência vem de um leitor de São José dos Campos, cujo nome preservo por não ter obtido autorização para divulgá-lo até a hora de escrever.
O leitor lembra a frase de Lula segundo a qual teve de esperar nove meses para que nascesse seu filho e mais quase um ano para que ele falasse "papai". Engata:
"O Brasil já nasceu há 503 anos (ou há 181 anos, se considerarmos a Independência). Quanto tempo ainda vamos esperar para ele falar papai?".


Texto Anterior: Editoriais: MUNDO ARMADO

Próximo Texto: Brasília - Marta Salomon: Lula rifou 2003
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.