|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MAIS PROFESSORES
O que leva alguém a querer tornar-se professor? Essa é uma
boa pergunta. A resposta evidentemente não está no salário. De acordo
com estudo recém-divulgado pelo
Ministério da Educação, docentes
que lecionam em turmas da 1ª à 4ª série do ensino fundamental recebem
R$ 462. No nível médio, o salário
melhora: R$ 866.
É verdade que o Brasil é um país
pobre e os professores são muitos.
Formam um exército de 2,6 milhões
de pessoas. Mas os vencimentos parecem irrisórios mesmo na comparação com outras carreiras de Estado. Um policial civil, por exemplo,
que também ganha mal, recebe o dobro de um professor do ensino médio. O detalhe é que, para ser policial,
não é necessária formação superior,
o que se exige do docente.
A coisa fica ainda mais gritante
quando se toma o salário médio de
um professor de educação infantil
(R$ 423) e se o compara ao de um
juiz (R$ 8.321). É claro que juízes são
importantíssimos, mas alguém pode afirmar que professores não o
são? Será que faz sentido um professor receber quase 20 vezes menos?
Bem, se não são os salários que levam alguém a escolher o magistério,
deve ser a gratificação pessoal por
exercer tarefa tão nobre. De novo, essa parece uma resposta equivocada.
É difícil acreditar que um professor
possa sentir-se realizado atuando em
escolas que não oferecem as mínimas condições de trabalho. Com
efeito, 45% dos profissionais trabalham sem contar com acesso a bibliotecas; 74% estão em estabelecimentos que não possuem salas de
informática; e 80% não têm laboratórios de ciência à disposição.
Sejam quais forem as razões que levam alguém a se tornar professor, o
fato é que o país tem necessidade deles. E urgente. Já em 2006 será necessário um incremento de 125 mil docentes no ensino médio. Já passa da
hora, portanto, de o governo investir
seriamente na carreira de professor,
tornando-a atraente. A alternativa é
perpetuar o subdesenvolvimento.
Texto Anterior: Editoriais: LUZ NO TÚNEL Próximo Texto: Editoriais: DISCURSO ANTI-SEMITA Índice
|