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São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

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MAIS PROFESSORES

O que leva alguém a querer tornar-se professor? Essa é uma boa pergunta. A resposta evidentemente não está no salário. De acordo com estudo recém-divulgado pelo Ministério da Educação, docentes que lecionam em turmas da 1ª à 4ª série do ensino fundamental recebem R$ 462. No nível médio, o salário melhora: R$ 866.
É verdade que o Brasil é um país pobre e os professores são muitos. Formam um exército de 2,6 milhões de pessoas. Mas os vencimentos parecem irrisórios mesmo na comparação com outras carreiras de Estado. Um policial civil, por exemplo, que também ganha mal, recebe o dobro de um professor do ensino médio. O detalhe é que, para ser policial, não é necessária formação superior, o que se exige do docente.
A coisa fica ainda mais gritante quando se toma o salário médio de um professor de educação infantil (R$ 423) e se o compara ao de um juiz (R$ 8.321). É claro que juízes são importantíssimos, mas alguém pode afirmar que professores não o são? Será que faz sentido um professor receber quase 20 vezes menos?
Bem, se não são os salários que levam alguém a escolher o magistério, deve ser a gratificação pessoal por exercer tarefa tão nobre. De novo, essa parece uma resposta equivocada. É difícil acreditar que um professor possa sentir-se realizado atuando em escolas que não oferecem as mínimas condições de trabalho. Com efeito, 45% dos profissionais trabalham sem contar com acesso a bibliotecas; 74% estão em estabelecimentos que não possuem salas de informática; e 80% não têm laboratórios de ciência à disposição.
Sejam quais forem as razões que levam alguém a se tornar professor, o fato é que o país tem necessidade deles. E urgente. Já em 2006 será necessário um incremento de 125 mil docentes no ensino médio. Já passa da hora, portanto, de o governo investir seriamente na carreira de professor, tornando-a atraente. A alternativa é perpetuar o subdesenvolvimento.


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