São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O herdeiro dos órfãos

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - A sete meses da sucessão na prefeitura paulistana, não creio que o páreo esteja reduzido a duas madamas, ambas filiadas a partidos ditos de esquerda. O eleitorado não é ideológico. Em certo sentido é fisiológico mesmo, mas não creio que isso seja pejorativo. O homem é um produto da fisiologia.
Pergunta: quem se preocupa com ideologia num país onde 120 milhões de habitantes servem de cenário e massa de manobra para os 30 milhões que têm acesso a mais de 20 salários mínimos?
Resposta: uma franja desses 30 milhões, nem metade talvez. São estudantes de segundo grau para cima, profissionais disso ou daquilo, empresários e -sobretudo- intelectuais: professores, jornalistas, escritores, artistas de vários tamanhos e feitios.
O fato de Erundina ter crescido nas pesquisas, por conta do desmoronamento do esquema Maluf-Pitta, não tem explicação ideológica -nem era para ter. E se tivesse?
Ideologicamente, o quadro seria idílico: duas candidatas de esquerda disputando o poder. A direita encafuada, recolhendo os escombros de suas prevaricações. São Paulo teria chegado à idade de ouro cantada por Ovídio: ""Materiam superabat opus".
A verdade é e será outra. Os órfãos do esquema acima citado não estão nem aí para esse negócio de esquerda ou direita. Em princípio, continuarão órfãos até que apareça no horizonte um candidato afim -e não se deve esquecer de que, entre outros, existe um candidato mais do que afim na sucessão paulista, que atende pelo nome de Fernando Collor de Mello.
Vencidas as batalhas judiciais, concretizada a sua candidatura, ele aproveitará o inesperado espaço que se abriu para o tipo de política que representa e exerce. Ora, direis, isso é pessimismo demais. Concordo. Mas já estou habituado.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Marta e Erundina
Próximo Texto: Ariano Suassuna: Um filólogo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.