São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Águas quentes

RIO DE JANEIRO - Já disseram que a fama é a soma de vários equívocos. E, tantos maiores são os equívocos, maior é a fama. Há uma peça de Feydeau, bem ao estilo dele, filmada na Inglaterra com Allec Guiness e Gina Lollobrigida nos papéis principais, em que as duas coisas -a fama e o equívoco- ficam bem explicitados.
Como sempre acontece no teatro do vaudeville, há confusões e mal-entendidos durante toda a peça, um adultério a ser consumado num hotel onde, por acaso, se hospedam outros personagens ligados ao casal disposto a violar o nono mandamento da Santa Lei de Deus.
Com dor na coluna, o adúltero em potencial pede um saco de água quente na recepção, volta para o quarto onde a adúltera o espera. Nisso esbarra com um amigo que o visitara há pouco e que estranha vê-lo ali no hotel. Por que não estava ele em sua casa, com sua mulher?
Sem saber o que responder, o adúltero é salvo pelo porteiro que lhe entrega o saco de água quente. "O que é isso?" -pergunta-lhe o amigo.
"Você nunca ouviu falar das águas quentes deste hotel? São muito conhecidas. Quando sabe que venho à cidade, minha mulher sempre me recomenda: "Bonifácio, não se esqueça de passar no hotel e me traga um pouco das famosas águas quentes"."
Taí um tipo de fama, a das águas quentes daquele hotel. Na peça de Feydeau, as confusões continuam até o final, quando certamente as águas quentes já deixaram de ser quentes, tornam-se simplesmente águas, mas continuam famosas.
Pois aí reside o mistério e o encanto da fama. Ela não precisa de apoio na realidade. Estou lembrando essas águas quentes porque fiquei sabendo que no Piauí há uma famosa cachoeira de águas quentes. Não pretendo ir lá testar tamanha fama. Mas ficaria grato se alguém me mandasse uma garrafa da milagrosa água.


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Eliane Cantanhêde: Lula, ser ou não ser
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: Hegemonias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.