UOL




São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

De zero a dez

RIO DE JANEIRO - Uma repórter, talvez sem assunto, pede-me que dê ao novo governo uma nota de zero a dez. Afastei a seringa mais uma vez, não considero cem dias tempo suficiente para julgar uma administração. E, mesmo que fosse tempo hábil, não sou professor nem jurado de escola de samba para ficar dando notas por aí.
Mesmo assim, a moça insistiu, apelou para a solidariedade de classe, quantas vezes eu não representara o mesmo papel na vida profissional, perguntando bobagens ou coisas que não devia e às vezes nem podia?
A consciência doeu, lembro ter feito a um chanceler do Haiti, em Maldonado (Uruguai), uma pergunta embaraçosa. Na véspera, ele propusera a expulsão de Cuba numa reunião da OEA. Olhou-me com superioridade e comentou: "A sua profissão é suja!". Eu retruquei que a dele também era e ficamos quites.
Voltando à repórter, pedi um esclarecimento. Deveria dar uma nota global, dessas que aprovam ou reprovam o aluno, ou setorial, ponto por ponto, como nos desfiles carnavalescos, bateria, ala das baianas, comissão de frente etc.?
Assim, dei 9,5 para Lula, por nada mesmo, pelo que representa e pelo que pode fazer e torço para que faça. Dei cinco para a equipe econômica, que me parece perdida em dois becos sem saída: continuar o governo anterior, rolando com a barriga todos os problemas, e não saber exatamente como enfrentar a crise nacional no contexto da crise internacional.
Dei zero para o Fome Zero, nota que caiu por gravidade e pelo apelo do próprio nome do complicado programa. E quando dou zero ao Fome Zero não levo em consideração as dificuldades de sua implantação, que poderão ser superadas com o tempo.
O zero vai para a sua idéia básica, sua estrutura em si. Ninguém pode ser contra a caridade. Mas de um governo espera-se mais do que o amor ao próximo.


Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: Santo de casa
Próximo Texto: Roberto Mangabeira Unger: Indecência e imprevidência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.