UOL




São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS TORRES FREIRE

O bolsa-geladeira e outras bossas

SÃO PAULO - Quando uma bolsa está vazia, o governo Lula inventa outra. O bolsa-farinha, vulgo Fome Zero, morreu de indigência política, social e financeira, afora o ridículo autoritário de exigir nota fiscal para verificar se o indigente comprou farinha, e não havaianas.
Agora, inventaram o bolsa-geladeira e o bolsa-barracão, parentes do bolsa-montadora, o terço de bilhão de reais do desconto de imposto que o governo deu para fábricas de carros e classe média motorizável.
O bolsa-geladeira é o caraminguá de crédito dos bancos federais para a compra de "linha branca". O bolsa-barracão é o desconto no salário das prestações do crediário. Tudo bem que só entra no esquema quem quer, mas o truque lembra os barracões de fazendeiros em que lavradores dos cafundós compravam seus víveres, endividando-se e escravizando-se para sempre, pois o salário era confiscado pelo dono do barracão e nunca dava para pagar a dívida.
Decerto o Bolsa-Família, a unificação de programas sociais, pode ser uma boa medida. Racionaliza a assistência social, reduz a burocracia, poupa dinheiro público. Mas de bolsa em bolsa só quem enche o papo é o ministro da propaganda, Duda Mendonça, e suas marquetagens.
O que são tantas bolsas diante de um pontinho de juros que bancos, ricos e classe média rica recebem por emprestar ao governo? Nada de neres. Decerto é fácil fazer populismo nas costas dos bancos e do BC, a inflação até maio assustava etc. Mas nem quando viu a desproporção dos juros diante do tombo da economia e da inflação o BC se emendou.
Um ponto de juros a menos dá dinheiro para tocar um programa de saneamento e de empregos para gente pobre e doente de beber água suja e pisar nela. Pior, a economia deve crescer em 2004 sem criar muito emprego, menos ainda para os inempregáveis. Pior ainda, essa gente do BC erra, leva a bolsa e a vida da massa indigente e não presta contas a ninguém. Quando o governo vai ser independente do BC?



Texto Anterior: Editoriais: REFORMA DA ONU

Próximo Texto: Fernando Rodrigues: Lula e a mídia regional
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.