UOL




São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

De volta ao paraíso

RIO DE JANEIRO - Não posso me queixar. O rei Salomão reclamava de que não havia nada de novo sob o sol. Rubem Braga passou uns tempos fora, ao voltar, descobriu que a única novidade no Brasil era o Hollywood com filtro.
Mais afortunado do que os dois mestres, o rei justo e o sabiá da crônica, encontrei um mundão de novidades, a começar por um governo do qual ainda não aprendi os nomes e as caras. Bem ou mal, estava habituado com a barba florentina do Armínio Fraga, o rosto mongólico do Pedro Malan, a magreza ascética do Marco Maciel.
Mais difícil dos que as caras, é guardar nomes e funções. O próprio Lula, o acidente topográfico mais visível da paisagem nacional, está um pouco diferente do Lula de antigamente. Até o Gilberto Gil, de paletó e gravata, não é o mesmo que conheci num distante ano em que, na cama de uma clínica em Botafogo, cantou para mim, em primeira mão, um canção que tinha um título que daria certo: "Gaivota voa..."
Em princípio, desconfio das novidades, mas costumo me dar bem com elas. Saí daqui com o dólar nas alturas e voltei com o dólar em paz na terra aos homens de boa vontade. E, dando mostra de boa vontade, tomei conhecimento do programa prioritário do novo governo, o Fome Zero.
Longe da pátria, onde são ácidas as uvas da ausência, tratei de entrar no clima proposto por Lula e fiz o que pude: comi tudo a que tinha direito, enfrentei espaguetes e fettuccines terríveis, com molhos terrivelmente adequados, posso garantir que zerei a minha fome, contribuindo patrioticamente com o governo, que neste particular, não precisa se preocupar comigo.
Dei bom exemplo aos meus concidadãos, os 169.999.999 de brasileiros cuja fome se pretende zerar. Se cada um fizer o seu dever, como eu fiz, daremos um passo importante para chegarmos ao paraíso prometido.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Sem medo de ser feliz
Próximo Texto: Fernando de Barros e Silva: O risco PT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.