São Paulo, Terça-feira, 23 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JAGUNÇOS E GÂNGSTERES EM SP

O cidadão paulistano assiste, atônito, a um processo provavelmente inédito de gangsterização da política municipal. São Paulo é por certo a cidade mais complexa do país. Vive momentos particularmente difíceis, decorrentes da crise econômica que afeta a todos. Vê acumularem-se problemas relacionados ao inchaço urbano, à deterioração de bairros inteiros, à miséria nas periferias, ao desemprego e ao aumento alarmante da criminalidade. Parece, ademais, sofrer com um processo atabalhoado de mudança de seu perfil econômico, de cidade industrial para metrópole de serviços.
Essas graves questões exigiriam, além de planejamento e capacitação técnica, uma elite política à altura para pelo menos equacioná-las. Parte significativa dessa elite, porém, em especial alguns vereadores que compõem a base do prefeito Celso Pitta na Câmara, não apenas se mostra inepta, moral e tecnicamente, para legislar, como parece agora estar por trás e na cabeça de uma rede de jagunçagem contratada para assassinar pessoas que vêm denunciando esquemas de corrupção envolvendo as administrações regionais.
Regride-se, assim, na maior cidade do país, a uma situação que em nada difere da selvageria recentemente registrada em Alagoas, Estado que acumula uma longa e triste tradição de violência patrocinada e acobertada por parcela de sua elite.
A escalada da corrupção e de desmandos em São Paulo está ultrapassando quaisquer limites. Não basta que os criminosos que tentaram matar camelôs no último fim-de-semana sejam presos e punidos. Nem bastam os resultados a que já chegou o Ministério Público em suas investigações sobre o escândalo das regionais. É preciso, mais do que nunca, desatar o nó górdio da corrupção, o que significa identificar os representantes dessa máfia encastelada na gestão municipal. É hora de eliminar da vida pública e punir os gângsteres travestidos de políticos que ameaçam e amedrontam a cidade.


Texto Anterior: Editorial: DÉCADAS PERDIDAS
Próximo Texto: Editorial: TRANSPLANTE INÉDITO

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.