São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

A roda da fortuna

RIO DE JANEIRO - Passou despercebida uma declaração recente de Gustavo Franco, feita nos Estados Unidos e citada na revista ""Época", em edição deste mês.
Durante uma palestra, questionado sobre os motivos de a reforma cambial ter vindo tão tarde, o ex-presidente do Banco Central respondeu que, embora necessária e urgente, ela não foi feita para não prejudicar a reeleição do atual presidente da República.
A classe política, os responsáveis pela economia nacional, acharam natural essa tática eleitoreira. O importante era reeleger o sistema de poder que governava o país. Qualquer sujeira, qualquer crime seria lícito para justificar o fim, que seria o continuísmo do presidente da República.
Não me cabe, nem caberia a ninguém, quantificar em dólares ou reais o prejuízo sofrido pela nação com o adiamento da reforma cambial. Ela só seria concretizada após a reeleição assegurada.
Somando esse prejuízo operacional, impossível de ser avaliado, ao suborno ""cash" que foi pago para a aprovação da emenda no Congresso, teríamos a certeza de que todo o esquema PC Farias-Collor resulta insignificante. Não passou de míseros trocados, de quebras de caixa.
Fala-se muito no custo Brasil. É realmente uma monstruosidade. Mas, de certa forma, é coisa nossa, que tem analogias com a ""cosa nostra" dos mafiosos.
Mas o que nos custou e continua custando o presidente da República é, além de exagerado em sua malignidade, uma coisa que não chega a ser nossa, mas deles, exclusivamente deles, ou seja, do esquema que está e pretende continuar no poder.
A partir das eleições municipais de outubro, mas com os movimentos preliminares já escancarados, teremos em ação a mesma roda da fortuna que bancará o presidente que mais custou e continuará custando ao povo brasileiro.


Texto Anterior: Paris - Eliane Cantanhêde: "Opep da Amazônia"
Próximo Texto: Ariano Suassuna: As cabras, Raduan e eu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.