UOL




São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Como medir competência

SÃO PAULO - Acusado de incompetência pelo vice-presidente José Alencar, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, defende-se dizendo que será julgado pelo resultado do combate à inflação.
É apenas a metade da verdade. Qualquer Banco Central que se preze há de querer ser julgado não apenas pela eficiência no combate à inflação mas também pela capacidade de evitar a recessão.
Aliás, o BC-modelo para metade ou mais do planeta, o Fed (norte-americano) tem como mandato expresso não apenas manter a estabilidade de preços mas preservar ou estimular a atividade econômica.
É curioso que a parte da bugrada que acha que tudo o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil não faça jamais menção, no caso do BC, a esse outro aspecto da missão estatutária do Fed.
No Brasil, o mais elementar bom senso manda supor que a missão do BC não possa limitar-se a manter a inflação sob controle. Inflação baixa com crescimento igualmente baixo não leva a lugar algum e, portanto, não pode ser o metro com o qual se mede a competência do banqueiro central tupiniquim.
Ainda mais quando se está em um momento no mundo "de notável transformação estrutural do tipo que ocorre apenas uma vez a cada século ou dois", conforme escreve Eisuke Sakakibara, que já foi chamado de "Mr. Ien", quando era vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério japonês de Finanças (atenção, Palocci, artigo em "The International Herald Tribune" de ontem).
"O mundo está mudando de uma era de inflação estrutural para uma de deflação, na qual os preços da maioria dos bens manufaturados ou serviços comercializáveis caem em vez de subir", diz Sakakibara, agora na Keio University.
Pois é, se o BC brasileiro fosse competente, olharia para a frente e veria um panorama em que o risco maior não é o da inflação. Ponto, portanto, para José Alencar.


Texto Anterior: Editoriais: A AUTORIDADE

Próximo Texto: Brasília - Marta Salomon: Lições de um avarento feliz
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.