São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Marta e o Planalto

BRASÍLIA - Euforia no PT. A economia cresce e candidatos petistas se dão bem em algumas capitais. Consolidam-se cenários para 2006 e 2010 nas cabeças dos dirigentes do partido de Lula. Parece estapafúrdio, e é, mas fala-se com uma segurança grande sobre quem disputará o que nas próximas eleições majoritárias.
O caso mais visível do panglossianismo petista é a reeleição de Lula em 2006. José Dirceu fala disso dia sim e dia também. E depois de oito anos de Lula? Quase em uníssono, o PT federal responde que Marta Suplicy é hoje a candidata mais forte ao Planalto em 2010.
É mais fácil um brasileiro ganhar uma medalha de ouro em Atenas do que encontrar um petista que sequer admita a hipótese de Marta Suplicy não ser reeleita prefeita de São Paulo. Para a cúpula do partido, a vitória já é dada como líquida e certa.
Depois de reeleita com facilidade (sic), pelo raciocínio petista, seria um pulo até o Palácio do Planalto. Frase ouvida de quem manda de verdade no PT: "Imagine. A Marta na Prefeitura de São Paulo com dinheiro, já tendo realizado o ajuste fiscal, Lula na Presidência e Aloizio Mercadante no governo do Estado. Não vai ter pra ninguém. Ela fica até o final do mandato, em 2008; em 2009, começa a percorrer o país e se elege como a primeira mulher para a Presidência da República em 2010".
É fácil assim, na cabeça dos petistas. Antonio Palocci fica oito anos ministro. Volta a Brasília como deputado federal ou senador em 2010. José Dirceu segue a mesma trilha. João Paulo Cunha se contenta com a reeleição para presidente da Câmara, deixa o caminho livre para Mercadante ser candidato a governador de São Paulo em 2006 e recebe o comando do PT das mãos de José Genoino -este, por sua vez, volta a Brasília como deputado e será presidente da Câmara a partir de 2007.
Assim vaticina o comando central petista federal. Dará certo? Impossível dizer. Uma coisa é certa: essa turma não pensa em outra coisa.


Texto Anterior: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Olímpicas
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A véspera do sangue
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.